Escola Sapiens é inaugurada em Florianópolis
O quadro negro e o giz de cera estão com os dias contados. Nesta terça-feira (6/11) foi inaugurada em Florianópolis a Escola Sapiens, que ajudará professores da rede estadual a criar ferramentas para dar aulas. A idéia é facilitar o aprendizado, ao mesmo tempo em que se capacitam profissionais e alunos para lidar com tecnologias inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e do Instituto Sapientia.
A Escola funcionará no Sapiens Parque, em Canasvieiras, e beneficiará instituições que oferecem ensino médio no norte da Ilha de Santa Catarina. Ela terá uma ramificação em Joinville, mediante o uso do laboratório de informática da Escola Germano Timm. Nele serão testadas tecnologias educacionais da multinacional Sun Microsystems, que doou equipamentos e softwares para implantação do projeto.
Seu presidente no Brasil, Rodolfo Fontoura, afirma que a corporação de origem norte-americana investe em programas de responsabilidade social também no Rio de Janeiro e em Pernambuco, mas em nenhum destes estados há a visão de futuro característica do governo de Santa Catarina, que pensa a médio e longo prazo. “Isso é coisa rara e louvável, pois não estamos interessados só em negócios imediatos”, acrescenta.
O governador Luiz Henrique da Silveira disse que gostaria de massificar o ensino através de ferramentas como a informática, seja por meio da educação à distância ou de outras tecnologias que podem ser geradas na Escola Sapiens.“Temos a possibilidade de fazer uma revolução na educação”, anuncia.
Para tanto, a nova unidade do Sapiens Parque contará com o suporte da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e da Fundação Certi (Centro de Referências em Tecnologias Inovadoras). “A gente vai desenvolver conteúdos didáticos com tecnologia digital tanto para ensinar matemática quanto para dar noções de cidadania”, explica o professor. Carlos Alberto Schneider, superintendente da Certi.
Filme para crianças
A Escola Sapiens estará aberta a professores que desejem meios de ensinar com recursos da animação e até do cinema, bem como a estudantes que se interessem por inovações. Nesse sentido, um longa-metragem infantil está em produção por iniciativa da primeira empresa a se instalar no Parque. “Vamos interagir com escolas do Norte da Ilha para que os alunos aprendam a produzir desenhos animados”, afima Paolo Conti, um dos sócios da Animaking.
Durante a inauguração a iniciativa recebeu elogios do prefeito de Florianópolis, Dário Berger: “é sempre bom vermos o início de empreendimentos que qualifiquem a cidade”.
Mais informações: Marcelo Ferreira Guimarães (3239. 2150),
ou para o Prof. Schneider (3239.2000) ou para o Prof. Diomário Queiroz (3215 1203).
Por Heloisa Dallanhol / Fapesc