Encontro em Santo Antonio de Lisboa busca estimular o slow food
A Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
Nossos Convivia são a expressão local da filosofia Slow Food. Eles articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, encorajam os chefs a usar alimentos regionais, indicam produtores para participar em eventos internacionais e lutam para levar a educação do gosto às escolas. E, o mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia.
O Convivium Engenho de Farinha, localizado em Florianópolis, já vem se reunindo há algum tempo, tem a farinha de mandioca e a atividade dos engenhos tradicionais como sua bandeira, porém discute e atua pela preservação de todos os produtos regionais e pela valorização da agricultura familiar e melhoria de condições para essas famílias.
Fazer a farinha no engenho construído em 1860 (Engenho dos Andrade, Santo Antônio de Lisboa), um dos últimos de Florianópolis que ainda utiliza tração animal no processo, além de dar visibilidade ao saber fazer da comunidade, valorizar a cultura local, é uma oportunidade ímpar para que os membros do convivia se conheçam e vivenciem todo o processo de produção de farinha. Para finalizar, à noite confraternizam e saboreiam pratos preparados com a farinha de mandioca que cada um ajudou a fazer.
Os objetivos do Iº Encontro do Convivium Engenho de Farinha são integrar novos membros e propiciar um espaço para que as pessoas se conheçam, criem vínculos, e troquem informações sobre o que cada um faz, onde e com quem atuam. Buscou-se conceber algo que respeite a filosofia do Slow Food. Então, por que não preparar a farinha no Casarão Engenho dos Andrade ao longo do dia e utiliza-la no jantar?
A participação do Chef Ofir Oliveira do Sabor Selvagem (culinária e cultura da Amazônia) na preparação do jantar com um cardápio à base produtos oriundos da mandioca prestigia o evento e permite a
articulação e a valorização de saberes de diferentes culturas.
No dia 10 de novembro de 2007 estarão iniciando oficialmente as atividades do convivium com este evento:
A FARINHADA
9h30min – Raspagem da Mandioca
10h30min – Cevagem da Mandioca
11h – Prensagem e retirada do tucupi
12h30min – Almoço
14h30min – Exibição de filmes
16h30min – A torra da farinha
17h30min – Café comunitário (traga um bolo, uma rosca de polvilho, biju..)
19h30min – Apresentações
• O que é o Slow Food – Márcia Riederer
• O papel dos agricultores – Seu Osmar
• O papel das universidades – Bianca Antonini (Univali) & Jucinei Comin (Centro de Ciências Agrárias/UFSC)
• Os chefs no slow food – Chef Ofir
• O Convivium Engenho de Farinha – Claudio Andrade
20h – Jantar do Chef Ofir Oliveira preparado com a farinha feita durante o dia e os produtos trazidos pelos produtores convidados
Informações: jcomin@cca.ufsc.br