Eco Power na Universidade traz debate sobre energias renováveis para a UFSC

27/11/2007 15:00

Nesta segunda-feira, 3/12, a UFSC recebe a Eco Power na Universidade, versão reduzida do fórum internacional de energia renovável e sustentabilidade, a Eco Power Conference, que será realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, no Costão do Santinho. Com entrada franca, o encontro na universidade terá cinco palestras, mantendo o objetivo de promover o debate sobre energia renovável e sustentabilidade. Na UFSC o evento será realizado durante todo o dia, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, com entrada gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ecopowerbrasil.com.br/universidade

Na abertura, às 9h, será apresentado um resumo da Eco Power Conference. A primeira palestra, com início às 10h, vai contar com a presença de Jens Peter Molly, diretor do Instituto Alemão de Energia Eólica, que vai abordar o tema ´As perspectivas da geração eólica`. Às 11h, a segunda conferência tem o tema ´Energia do Lixo e Resíduos – Equilíbrio Urbano e Rural`, e será ministrada por Carlos Roberto Fernandes, presidente da Essencis, Grupo Suez. No Brasil, o grupo possui, entre outras empresas, a Tractebel Energia S.A, a Lages Bioenergética S.A e a Companhia Energética de Salvador.

No período da tarde a programação inicia com a palestra ´Perspectivas para energia solar, térmica e fotovoltaica`, com Willian A Beckman, professor emérito de Engenharia Mecânica e diretor do Laboratório de Energia Solar da University of Wisconsin (EUA). Na seqüência será realizada a palestra ´Biodigestores e Biodiesel, aproveitamento da matéria orgânica na geração de energia`, com François Falloux, Consultor Ambiental do Banco Mundial na Europa e vice-presidente da Fundação Eco-Carbono. A Eco-Carbono é uma companhia de engenharia voltada para projetos de desenvolvimento sustentável na América do Sul, Leste Europeu e África, especializada em mudanças climáticas, carbono e energia de biomassa.

Márcio Zimmerman, secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia fecha a Eco Power na Universidade apresentando a conferência ´Energia Brasil – Plano Brasil 2030`.

Expectativa de desdobramentos

Membro do comitê técnico da Eco Power Conference e vice-chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, o professor Júlio César Passos destaca que pela primeira vez Florianópolis recebe um evento da magnitude da Eco Power para discutir a questão da energia, associada ao conceito de desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a Eco Power na universidade é uma contrapartida ao apoio que a UFSC teve no comitê científico da conferência internacional, em conjunto com outras instituições, como a Fapesc e a Celesc,.

Passos destaca que a UFSC não poderia estar de fora de um grande evento como a Eco Power, pois o problema da energia não pode ser solucionado sem a pesquisa científica, a educação e a participação de todas as especialidades, nas diversas áreas do conhecimento que são trabalhadas e desenvolvidas na UFSC. “Energia engloba ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade. Portanto, é uma área que pode envolver todas as engenharias, passando pela arquitetura, a biologia, a química, a economia, sem esquecer o jornalismo de divulgação científica e as humanidades, além de todas as questões relacionadas à educação, à história, à sociologia, à filosofia, à geopolítica”, destaca.

O professor lembra também que há muitos recursos para todas as áreas do conhecimento. Para ele, o desafio está em fazer com que os estudos atuais e os novos projetos contribuam para mudar o rumo do progresso da sociedade atual. “O esforço não pode se esgotar após os eventos, sem nenhuma ação prática”, alerta.

Arley Reis / Agecom