Welber Barral, professor de Direito da UFSC, é o novo secretário de Comércio Exterior do MDIC

10/10/2007 13:14

O professor de Direito do Comércio Internacional da UFSC, Welber Oliveira Barral, assumiu nesta segunda-feira, dia 8, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ex-secretário Armando Meziat deixou o cargo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento da Produção também na equipe do ministro Miguel Jorge.

Segundo a assessoria do ministro, Barral foi convidado por ter vasta experiência em relações internacionais e ser um dos principais especialistas em defesa comercial na América Latina. Este ano, foi listado no Who sWho in the World, uma publicação anual com a relação dos nomes mais influentes e importantes do mundo.

O novo secretário é um dos membros do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul e consultor em temas de comércio, alem de ter atuado como árbitro para companhias governamentais e privadas. Também é autor dos livros Dumping e Comércio Internacional, O Brasil e a OMC, O Brasil e o Protecionismo, Negociaciones comerciales multilaterales, Arbitragem e seus Mitos, além de várias outras obras, capítulos, contribuições e artigos incluídos em uma variedade de publicações.

Breve currículo

Welber Oliveira Barral nasceu em 2 de outubro de 1967, em Montes Claros (MG), Brasil. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, é também mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1999). Posteriormente, concluiu o pós-doutorado na Georgetown University, Washington DC, EUA.

Entre 1994 e 1995, atuou como procurador autárquico federal em Florianópolis. Desde 1995, Barral é professor de Direito do Comércio Internacional, na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor visitante na American University, em Washington DC, na Universidad de Valencia, na Universidad de Buenos Aires e na Vytautas Magnus University School of Law (Lituânia).

Em 2002, recebeu o Prêmio Moinho Santista Juventude de Relações Internacionais e a Menção de Honra do Ministério da Economia da Argentina.

Em 2007, foi listado no Who sWho in the World, uma publicação anual com a relação dos nomes mais influentes e importantes do mundo.

Outras informações pelos telefones (61) 2109-7077 e 2109-7080.