VI SEMANA DO JORNALISMO: Fotógrafa Ana Carolina Fernandes ministrou palestra

24/10/2007 14:36

Fotos - Ana Carolina Fernandes

Fotos - Ana Carolina Fernandes

No segundo dia da VI Semana do Jornalismo, a fotógrafa Ana Carolina Fernandes abriu a tarde de terça-feira citando um trecho do texto ‘A melhor profissão do mundo’ de Gabriel Garcia Márquez: Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.” A fotógrafa falou brevemente sobre sua carreira e experiência conquistadas pela paixão e pela prática.

Filha de jornalista e sobrinha do escritor Millôr Fernandes, aos 13 anos ganhou a primeira câmera e com 19 começou a estagiar no Jornal O Globo. Trabalhou também no Jornal do Brasil e está há dez anos na sucursal do Rio de Janeiro da Folha de S. Paulo.

Durante uma hora e meia, a fotógrafa exibiu e contou histórias de centenas de fotografias tiradas ao longo dos 25 anos de profissão. Dentre fotos de famosos, paisagens, desfiles e shows, o assunto mais retratado nas fotografias é a violência nas favelas do Rio de Janeiro. Ela explica que não é nada fácil ter que trabalhar freqüentemente com colete à prova de balas e carregar o peso dos equipamentos por muitas horas. “Precisa ter muita paixão”, aconselha.

Ana Carolina falou, também, que após a morte do jornalista Tim Lopes, ficou mais difícil de trabalhar. “Os jornalistas são inimigos dos traficantes tanto quanto a polícia, mas eu não tenho medo, eu gosto de adrenalina, tiroteio”, explica.



A fotógrafa, que muitas vezes dorme pensando nas fotografias do dia seguinte, deu diversas dicas para os espectadores e para os internautas. Observar e estar informado são essenciais. “Estar no lugar certo, na hora certa e contar com a sorte”, diz.

Por Mayara Vieira / Bolsista de Jornalismo da Agecom