Universidade recebe menções honrosas em competição de AeroDesign

30/10/2007 07:45

A Equipe Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu duas menções honrosas na 9ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada em São José dos Campos, de 3 a 6 de outubro. A equipe é formada por alunos de graduação dos cursos de Engenharia e de Física, desenvolvendo seus projetos no Grupo de Análise e Projeto Mecânico (Grante), do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC.

A competição consiste em projetar, documentar e construir uma aeronave rádio controlada. Nesta edição, a Céu Azul recebeu uma menção honrosa pela qualidade da construção de sua aeronave, tornando-se a equipe vencedora do 1º Campeonato de Construtores. A outra menção foi conquistada pela contribuição dada pela UFSC para a difusão de conhecimentos sobre a SAE Brasil AeroDesign.

A segunda menção se deve à publicação do livro “Uma Contribuição à Competição SAE AeroDesign” , escrito pelo professor do EMC Edison da Rosa, orientador da Céu Azul. Além disso, também foi reconhecida a qualidade de conteúdo e informação do site AeroDesign, que possibilita, a quem quiser, entender mais sobre os projetos desenvolvidos pela equipe.

O livro, publicado em junho do ano passado, introduz os conceitos básicos de aerodinâmica, propulsão, desempenho e estabilidades de aeronaves. O texto apresenta os principais aspectos relacionados ao projeto aeronáutico, dedicando ainda espaço para questões peculiares à Competição SAE Brasil AeroDesign.

A competição, criada pela SAE Internacional (Society of Automotive Engineers) em 1994 nos Estados Unidos, é um desafio de projeto aberto para universitários de diversos países. Desde 1999, passou a constar do calendário de eventos da SAE BRASIL, sendo sempre realizada em São José dos Campos. As duas equipes que obtêm melhor desempenho são classificadas para uma etapa internacional, realizada anualmente nos Estado Unidos. Neste ano, a UFSC ficou em 19º lugar na pontuação final.

Por Cora Ribeiro / Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico