Simpósio Nacional de Geografia exibe filme “Encontro com Milton Santos”

25/10/2007 09:25

A exibição do filme “Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá”, do cineasta Silvio Tendler, é um dos eventos do X Simpósio Nacional de Geografia Urbana (Simpurb), que será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Com a participação de atores consagrados como Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Matheus Nachtergaele, Osmar Prado e Beth Goulart, além de Zélia Duncan e Caetano Veloso, o filme trata da questão da globalização e suas perversidades, sob a ótica do geógrafo Milton Santos. “A produção mostra como a globalização é usada de forma errada, com o poder e a riqueza concentrados nas mãos de poucos”, explica o diretor.

Milton Santos foi o geógrafo que mais visibilidade deu à geografia brasileira. Reconhecido mundialmente, ele ganhou o maior prêmio internacional da Geografia, o Vautrin Lud, uma espécie de Nobel da especialidade, em 1994, e possui 19 títulos Honoris Causa, um deles concedido pela UFSC em 1996.

A professora Leila Dias, uma das organizadoras do X Simpurb, diz que Milton Santos foi capaz de difundir para outros campos uma geografia que sistematizou idéias para compreender o mundo e dar o entendimento do papel do intelectual e de seu compromisso social. “O filme busca trazer um olhar brasileiro sobre a globalização”, acrescenta.

A exibição de “Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá” será no dia 30 de outubro, terça-feira, às 20h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Em seguida, haverá um debate sobre o filme com o diretor Silvio Tendler. Além disso, o simpósio prevê a realização de várias sessões temáticas e grandes mesas ao longo dos cinco dias de evento. A programação completa está no site www.xsimpurb.ufsc.br

Mais informações pelos telefones 3721-8580 e 3721-9412.

Mayara Vieira/Bolsista de Jornalismo da Agecom