Livro reúne contribuições de pesquisadores em lingüística
Sociolingüística e Ensino – Contribuições para a formação do professor de língua, organizado pelas professoras Edair Maria Gorski e Izete Lehmkuhl, e publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), além de reunir importantes ensaios de vários pesquisadores e pioneiros da área, é também uma homenagem ao Professor Emérito da UFSC Paulino Vandresen, que, em mais de 40 anos de vida acadêmica, teve papel relevante na história e valorização da lingüística brasileira. O livro será lançado no próximo dia 29, às 18 horas, no Hall B do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, durante a I Semana Acadêmica de Letras.
Cada capítulo do livro, lembra na apresentação o professor Fábio Lopes da Silva, “é um testemunho do sopro intelectual e ético que o homenageado infundiu nos corações e mentes desses discípulos”.
Conforme salientam as organizadoras, “a abordagem multifacetada da linguagem presente neste livro reflete as diferentes trilhas percorridas pelo professor Paulino Vandresen”. Todas, no entanto, levam a uma mesma direção: “a solidificação de uma área do saber voltada às questões da heterogeneidade lingüística, em diferentes níveis, e suas implicações no ensino”. Os co-autores da obra, regionalmente diversificados, em uma instância ou outra acompanham o homenageado no seu percurso, misturando-se à sua história.
São 16 textos convergindo no sentido de oferecer contribuições de ordem teórico-prática, abarcando, entre outros campos, política lingüística, bilingüismo, dialetologia, variação e mudança na fala e na escrita. Os ensaios são úteis principalmente para pesquisadores da área, alunos de Letras, professores de línguas e pessoas que lidam diariamente com a linguagem.
As organizadoras são pesquisadoras reconhecidas nacionalmente. Edair Maria Gorski é doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e leciona na Graduação e Pós-Graduação da UFSC. Também é uma das organizadoras do livro Lingüística e ensino: reflexões para a prática pedagógica da língua materna (Insular).
Já Izete Lehmkuhl Coelho é doutora em Lingüística pela UFSC, onde também leciona. Ultimamente tem-se dedicado aos estudos sobre variação na sintaxe, numa abordagem que discute o conflito entre a língua utilizada em textos orais e escritos e a descrita pelas gramáticas tradicionais.
Sociolingüística e ensino – Contribuições para a formação do professor de língua
Edair Maria Gorski e Izete Lehmkhul Coelho (organizadoras)
EdUFSC
288 pg. R$ 26,00
Fones das organizadoras:
Edair – (48) 3721-9293, (48) 3232-3861 e (48) 9101-5914
Izete: (48)3721-9293; (48)3233-1324 e 9911-3084
e-mail: izete@cce.ufsc.br