Literatura para vestibular é tema de pesquisa na UFSC

08/10/2007 16:33

O processo seletivo para os alunos que pretendem cursar a UFSC baseia-se em provas com conteúdos do ensino médio e atualidades. Dentro da prova de Língua Portuguesa são questionados conteúdos de obras literárias previamente indicadas pela Comissão Permanente do Concurso Vestibular (COPERVE). Os alunos devem ler uma lista de obras formada geralmente por oito livros. Com isso é possível avaliar o nível de leitura, interpretação e entendimento dos textos pelos candidatos.

A partir dos anos 90 a leitura de obras selecionadas tornou-se obrigatória nos processos de vestibular da UFSC. A inclusão destas questões dentro do conteúdo de Língua Portuguesa ocorreu devido aos resultados qualitativamente baixos da Redação, além de redimir sobre a crise da leitura ocorrida nos anos 70, pontuou Cristina de Souza Prim em seu trabalho A literatura indicada: a voz e a vez do vestibulando leitor, aluna do Curso de Língua e Literatura Portuguesa, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) no XVII Seminário de Iniciação Científica da UFSC, orientada pela professora Tânia Regina de Oliveira Ramos, professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, do CCE.

“Em 2006 os vestibulandos da UFSC passaram por uma prova de redação que vem ao encontro de nossa pesquisa. Uma das propostas da COPERVE para a redação era a seguinte: Considerando a lista das obras literárias indicadas para este vestibular, qual ou quais dos livros desta relação você indicaria para leitura e qual ou quais você não aconselharia? Por quê?. Através destas redações, fizemos uma pesquisa por amostragem (500 redações) a fim de encontrarmos subsídios para repensarmos essas listas propostas anualmente.

Alguns comentários deixados por alunos em comunidades de leituras online, no site de relacionamento orkut, e alguns questionários aplicados em alunos de terceiro ano de cinco escolas de ensino médio de Florianópolis têm também nos auxiliado, bem como leituras teóricas (“O direito a literatura”, de Antonio Candido, O Demônio da Teoria, de Compagnon, e alguns ensaios presentes no livro “A formação da leitura no Brasil”, de Marisa Lajolo e Regina Zilberman, por exemplo). Até que ponto os livros indicados para o vestibular da UFSC formam um novo leitor ou solidificam uma outra prática de leitura?

Nossa premissa era que os vestibulandos devessem entender, ainda que implicitamente, porque aquele livro entrou na lista de leituras obrigatórias para o vestibular.

Verficamos que as reclamações dos alunos são muitas, desde o tamanho da obra até sobre os conteúdos abordados nos livros. ”

Saiba mais:

Obras indicadas no vestibular de 2006:

Novos Poemas, Poemas Escolhidos, Poemas Negros – Jorge de Lima

Os Sertões – Euclides da Cunha

Apenas um Curumim – Werner Zotz

O Fantástico na Ilha de Santa Catarina (vol.1) – Franklin Cascaes

Amigo Velho – Guido Wilmar Sassi

200 crônicas escolhidas – Rubem Braga

Brás, Bexiga e Barra Funda – Antônio de Alcântara Machado

Resumo de Ana – Modesto Carone

Império Caboclo – Donaldo Schüler

A Rosa do Povo – Carlos Drummond de Andrade

Obras indicadas para o vestibular 2008

Dom Casmurro, Machado de Assis;

Dois Irmãos, Milton Hatoum;

Encontro de Abismos, Júlio de Queiróz;

Menino de Engenho, José Lins do Rego;

Bagagem, Adélia Prado;

O Ateneu, Raul Pompéia;

O Santo e a Porca, Ariano Suassuna;

Relato de Sonhos e Lutas (contos), Amílcar Neves.

Por Régis Rodrigues/Bolsista de Letras na Agecom