Hospital Universitário prepara equipe para uso de tomógrafo
Equipes de médicos, paramédicos e técnicos em Raio X estão sendo treinadas para trabalharem com os equipamentos que operam o tomógrafo computadorizado do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário. Também os médicos residentes, que precisavam estagiar em clínicas particulares para lidar com o aparelho, passam a ser treinados no setor de radiologia do próprio HU.
Segundo informação do médico Luiz Felipe Nobre, que chefia o setor, a tomografia é uma complementação diagnóstica e só é feita por indicação médica porque utiliza carga de raio superior a de um aparelho de raio X convencional. Na opinião de Nobre, trata-se de um grande avanço porque o médico pode avaliar com maior precisão a anatomia e a doença dos pacientes. Embora tenha exatidão no processamento de imagens, a indicação de realização de exames é restrita para evitar a exposição de pessoas a uma grande quantidade de raios sem necessidade.
O novo equipamento deverá ser utilizado inicialmente em pacientes internos e de emergência do HU, mas existe uma central de agendamento para todo estado. A Secretaria Estadual de Saúde coordena essa atividade. Esses procedimentos acontecem através de cotas que cada município tem direito mensalmente. Na opinião de Nobre, essa é uma forma de evitar os furos em filas ou alguma forma de beneficiamento de pessoas em detrimento de outras.
Nas primeiras semanas de utilização do tomógrafo, vão ser feitos 20 exames por dia e o aparelho vai funcionar no horário comercial, de segundas às sextas-feiras. O médico justifica que a falta de pessoal vai limitar a sua utilização por mais tempo e nos finais de semana e feriados, por isso há necessidade de mais contratações.”O HU torce para que prefeitos pressionem seus deputados federais e senadores no sentido de influenciar o governo federal para abertura de concurso público”, diz Luiz Felipe.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom