Grupo de teatro “O’Gia” apresenta “O Santo e a Porca”

26/10/2007 14:45

Elenco de O Santo e a Porca

Elenco de O Santo e a Porca

O grupo de teatro “O’Gia”, do Projeto “Construindo Histórias no Teatro”, coordenado por Maris Viana, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, encena a peça “O Santo e a Porca”, baseada no texto de Ariano Suassuna.

As apresentações acontecem na Igrejinha da UFSC, nos dias 27 de outubro, 3, 4, 9, 10, 11, 24 e 25 de novembro, sempre às 19h. A entrada é franca e a aberta a toda a comunidade.

Sobre a peça:

O texto “O Santo e a Porca”, publicado em 1957, é uma obra marcada pelo caráter do improviso, como as demais obras teatrais produzidas pelo autor. Como romancista, dramaturgo e poeta, Ariano Suassuna foi eleito em 1990 para a Academia Brasileira de Letras e em 1993 para a Academia Pernambucana de Letras.

As cenas de “O Santo e a Porca” se desenrolam na casa de Eurico, um comerciante que guarda na sala, uma estátua de Santo Antônio, de quem é devoto, e uma antiga porca de madeira, a quem ele dedica especial atenção.A história tem início quando Eurico recebe uma carta de Eudoro, na qual este lhe anuncia uma visita para vim lhe tomar seu bem mais precioso.

Eurico acredita que esse bem precioso será seu dinheiro, mas sua empregada, Caroba, percebe que será Margarida, filha de seu patrão. Diante da situação, ela bola um plano para conseguir dinheiro e casar com Pinhão, empregado de Eudoro, além de ajudar a casar Eudoro com Benona, irmã de Eurico e então deixar o caminho livre Margarida casar com Dodó, filho de Eudoro e por quem está apaixonada.

Sobre o Grupo:

O grupo de teatro “O’Gia” surgiu há um ano com o Projeto de Pesquisa Construindo Histórias no Teatro, coordenado por Maris Viana, do Departamento Artístico Cultural vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. O Projeto, existente desde 2005, já realizou outras três leituras performáticas. Ele é aberto à comunidade e suas inscrições geralmente são abertas no mês de março de cada ano.

O que motivou o grupo a trabalhar com Ariano Suassuna foi o potencial apresentado por seus personagens para o exercício do jogo teatral. Esses personagens se configuram a partir de uma realidade local brasileira que remete ao sertão nordestino, mas que se mostram universais nas suas relações sociais.

Elenco:

Adriana Seguro …………….. Pinhão

Branca Mônaco …………….. Margarida

Cristiano Welaski ………….. Eudoro

José Ângelo Campolina …. Dodó

José Leonardo Rocha ……. Euricão

Marina Ferraz ……………….. Benona

Marina Veshagem …………. Caroba

Elenco e diretora

Elenco e diretora



Direção Artística: Maris Viana

Figurino: Mayta Lara Leal

Maquiagem: Cláudia Assêncio

Sonoplastia: Cristiano Welaski

Ilustração: Etiene Spack

SERVIÇO

O QUÊ: Apresentação do grupo O´Gia, com a peça teatral “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna

ONDE: Na Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade.

QUANDO: A estréia acontece no dia 27/10 (sábado) às 19h. As demais apresentações serão nos dias 3, 4, 9, 10, 11, 24 e 25 de novembro, sempre às 19h.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Maris Viana: maris@dac.ufsc.br – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Lucas Sarmanho – bolsista de Jornalismo do DAC – PRCE – UFSC, com informações do grupo.