Editora da UFSC na Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário do mundo
A Feira do Livro de Frankfurt 2007, o maior evento do mundo em matéria de feiras literárias, começa nesta quarta-feira, dia 10, e termina no próximo domingo, dia 14, com 7.300 expositores de 110 países. Nesta 59ª edição, 37 editoras brasileiras participam com 1.269 títulos e 2.439 exemplares que serão expostos no estande do Brasil durante os quatro dias do evento. Com 120m², o estande é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) enviou 11 títulos para a Feira, que este ano homenageia a cultura catalã. Segundo Alcides Buss, diretor da EdUFSC, as escolhas foram feitas de acordo com o potencial dos livros para tradução em outros países, já que o evento é o maior mercado do mundo no que diz respeito à compra e venda de direitos autorais. “Queremos despertar o interesse dos editores europeus, africanos e também de países da América Central e do Sul. A Série Didáticas, por exemplo, é uma coleção de livros para o ensino superior que pode servir a outras universidades latinoamericanas”, revelou.
São os seguintes títulos da EdUFSC: Um Trabalhador na Revolução Latina-Americana, de Silvio de Souza Gomes; Ética e Experimentação Anima, de Sônia T. Felipe; Fundamentos de Aqüicultura, de Luís Vinatea Arana; Hablemos en Portugués: Manual de Conversación, de Sebastián Bosch; O Mito do Desenvolvimento Sustentável, de Gilberto Montibeller-Filho; Introdução à Engenharia, de Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira; Estatística Aplicada às Ciências Sociais, de Pedro Alberto Barbetta; Fundamentos de Sistemas Hidráulicos, de Irlan Von Lisingen; Inteligência Artificial: Ferramentas e Teorias, de Guilherme Bittencourt; Introdução ao Projeto Geométrico de Rodovias, de Shu Han Lee; Série Didática.
De acordo com a direção da Feira, entre os 380 mil produtos que vão ser expostos não há só livros, e cerca de 30% já são produtos digitais, ou seja, livros acústicos, em CD, DVD ou em formato MP3. Mais do que uma feira de negócios, o evento terá cerca de 2.500 atividades, incluindo cerimônias de premiações, debates e discussões políticas e sociais, e contará com a presença de mil escritores de todos os continentes, entre eles Richard Dawkins, Fay Weldon, Richard Ford, Elif Shafak, Umberto Eco, Nurudin Farrah, Pierre Bayard e Zeruya Shalev.
Outras formações pelos telefones (48) 3721-9605 e 9972-3045 (Alcides Buss) ou pelo site www.book-fair.com.
Margareth Rossi/Jornalista da Agecom