Colégio Agrícola de Camboriú sedia mostra nacional de iniciação científica

16/10/2007 10:25

Tudo pronto no Colégio Agrícola de Camboriú para receber os participantes do II Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, o MICTI, que acontece de 17 a 19 deste mês. O objetivo, segundo os organizadores, é o de estimular o desenvolvimento de atividades de iniciação de pesquisas técnico-científicas, com foco interdisciplinar. O evento quer proporcionar, também, oportunidade de compartilhamento de experiências de pesquisas entre instituições, e divulgar a produção apresentada na mostra, através de premiações em diferentes categorias, incentivando o desenvolvimento do espírito científico nos estudantes, nos docentes e na comunidade em geral.

Na primeira edição da mostra, em 2006, foram selecionados 34 trabalhos vinculados a oito instituições de ensino da região sul. Aproximadamente 100 alunos expuseram suas pesquisas, com orientação de 36 professores e o evento contou com a visita de 60 escolas, 57 professores e 1.500 alunos Esse ano os trabalhos serão avaliados nos critérios comunicação; domínio do conteúdo; qualidade científica; relevância social; organização do estande e foco interdisciplinar. As pesquisas acontecem em 21 áreas temáticas.

A abertura da programação está prevista para o dia 17, às 18h30m, com a conferência “Iniciação científica”, com a professora Theresa Cristina Monteiro de Lima, pró-reitora de Pesquisa da UFSC e Valdir Cechinel, da Univali. No dia 18 às oito horas, começam as exposições e avaliações de trabalhos e visitação pública. Às 17 horas, palestra “Empregabilidade: dicas de sucesso”, com Odessa Flessak Binder. Dia 19, 8 horas, reabertura dos estandes para visitação pública e às 13h30m, visita a pontos turísticos de Balneário Camboriú. Às 19 horas, palestra “Motivação pessoal e profissional”, com Eduardo Torto Meneghelli, seguida de entrega de premiação dos trabalhos selecionados e encerramento.

Outras informações no site www.cac.ufsc.br

Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom