CinePET Serviço Social apresenta mostra de cinema com filmes do Eisenstein
Com o intuito de contribuir com a formação cultural da comunidade universitária o Programa de Educação Tutorial (PET) do Serviço Social realiza todo semestre mostras de filmes e documentários. Nos dias 18 e 25 de outubro serão apresentados no Auditório do Centro Sócio Econômico (CSE), a partir das 14h, os respectivos filmes: O Encouraçado Potemkin e October 1997.
O primeiro filme exibido na mostra na quarta-feira (10) foi o longa A Greve, do mesmo diretor. Inventor da montagem intelectual, Serguei Mikhailovitch Eisenstein reproduziu em suas filmagens o cotidiano de operários e patrões num período de efervescência industrial.
O filme A Greve foi criado com um olhar político. Eisenstein, com pouco mais de vinte anos, produziu uma obra clássica, que serve de estudos para pesquisadores e profissionais do cinema em dias contemporâneos, para quem A Greve e Cidadão Kane do diretor Orson Wells, são colocados em um mesmo patamar. Apresentar questões políticas através da arte em um período de censura e falta de liberdade de expressão na Rússia soviética foi a chave que tornou sua obra eternizada.
Eisenstein sobrepõe as imagens em cortes delicados. A simetria não é métrica, mas rítmica, alcançando a beleza da dança numa época em que ainda não havia falas, apenas música embalando os movimentos dos personagens, que hoje tornaram-se épicos, num grande clip teatral.
A montagem e a decupagem de A Greve segue patrões rítmicos delineados, que podem ser observados nas primeiras cenas do filme, onde os operários trabalham na indústria. Em seguida a câmera nos mostra as chaminés exalando uma preta fumaça, depois desce o olhar para o reflexo de uma poça d´água com homens andando de trás para frente. Veja um trecho do filme aqui
Seus personagens à Charles Chaplin de cinema mudo são cativos e bem humorados. O ambiente de pobreza, desigualdade social e muito trabalho braçal acomoda o enredo de protesto político objetivado pelo diretor, acrescido com cenas documentais de movimentos políticos que aconteceram na Rússia.
Régis Rodrigues/bolsista em Letras