Centro de Educação inaugura laboratório
Com tecnologia moderna, ambiente profissional e equipamentos digitais, o Centro de Educação da UFSC inaugurou nesta quarta-feira (03/10) um sofisticado estúdio de televisão, que faz parte do Laboratório de Novas Tecnologias, o Lantec. A finalidade é colocar a nova estrutura à disposição dos cursos de graduação da Universidade, possibilitando o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas do ensino. A solenidade de inauguração contou com a participação de autoridades da administração da UFSC, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.
Na cerimônia, o vice-reitor Ariovaldo Bolzan disse que esse é um projeto de construção coletiva iniciado em 2004, quando a instituição dava os primeiros passos no ensino a distância, por meio do Laboratório de Ensino a Distância, o Led. Com a experiência do Led, muitos professores egressos daquele laboratório estão contribuindo no Lantec, informa ele.
Bolzan lembrou que na época em que o Led foi criado havia muita resistência acerca dessa modalidade de ensino por parte dos profissionais ligados à educação presencial. Para ele, a realidade é bem diferente atualmente, e por essa razão foi criado o novo laboratório. “Hoje, a UFSC está com pólos de ensino a distância não só no Estado, mas em outras regiões do País, como o Maranhão e Roraima, que aprendem sem perder suas raízes”, destacou.
A coordenadora do laboratório, professora Roseli Zen Cerny, sonha com a democratização do espaço, que é uma reivindicação antiga dos estudantes de todos os cursos de graduação. Para ela, é fundamental a convergência dos paradigmas, quebrando, assim, as barreiras entre a educação presencial e o ensino a distância.
Já o diretor do Centro de Educação, Carlos Alberto Marques, lembrou que o Lantec é um espaço acadêmico de pesquisa e que não pertence ao Centro, embora esteja localizado ali. Para que o estúdio de televisão se tornasse realidade, houve investimentos de vários centros de ensino da Universidade, além do uso de recursos vindos de instituições do Governo Federal. Marques demonstrou, no entanto, a preocupação em atender a todos os interessados de forma igualitária. Por isso, avisa, está sendo formada uma comissão gestora com essa finalidade.