Atletas e equipes da UFSC conquistam títulos e medalhas na XX Copa Unisinos

19/10/2007 11:43

Fotos Lívia Freitag/bolsista de jornalismo da Agecom

Fotos Lívia Freitag/bolsista de jornalismo da Agecom

Atletas da UFSC trouxeram importantes troféus e medalhas da XX Copa Unisinos, realizada de 12 a 15 de outubro na cidade de São Leopoldo (RS). As principais conquistas foram as medalhas de ouro no basquete feminino, no voleibol feminino, no lançamento de martelo feminino (com Camila Aimbiré), nos 400 metros com barreira e 400 metros rasos masculino (com Luiz Carlos R. Júnior). Os jogadores da Universidade também ganharam medalhas de prata no handebol masculino, no salto com vara masculino (Felipe Neves), no arremesso de peso e no lançamento de disco feminino (as duas com Camila Aimbiré). E uma medalha de bronze foi conquistada por Felipe Neves no judô masculino, categoria ligeiro.

A Copa Unisinos, também conhecida como Campeonato Universitário do Mercosul, conta com disputas em várias modalidades individuais e coletivas, como atletismo, basquete, futebol, futsal, judô, handebol, xadrez, voleibol e vôlei de praia. Realizado há 20 anos, o certame é um dos mais antigos reunindo atletas de nível universitário no Brasil.

Um dos destaques da delegação da UFSC – formada por 119 atletas e técnicos – foi o basquete feminino, que na final venceu a Anhembi-Morumbi, de São Paulo, e conquistou o título depois de ter sido vice-campeã em 2005 e 2006. A equipe catarinense deixou para trás outras concorrentes de peso, como a Unicamp, a USP e a Unisc (de Santa Cruz do Sul/RS). De acordo com o técnico Acelon Eduardo da Silva Neto, a UFSC foi muito bem representada, porque superou candidatas ao título com grande estrutura, sobretudo as equipes paulistas. Em novembro, o grupo vencedor em São Leopoldo vai disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina pelo município de Rio do Sul.

Para ficar com o título de campeã, a equipe de voleibol feminino venceu na final a Ulbra, do Rio Grande do Sul, ganhando no tie-break por 15 x 13. Na campanha, foram sete vitórias em sete jogos, com apenas três sets perdidos, mesmo enfrentando equipes fortes de universidades paulistas e gaúchas. O técnico Mario Luiz C. Barroso diz que o vôlei feminino vem evoluindo, tanto que passou de oitavo em 2005 para terceiro no ano passado e chegou ao título de campeã em 2007. “Estamos aprendendo a disputar esse tipo de competição”, afirma o técnico, informando que das 10 equipes participantes pelo menos cinco tinham condições de brigar pela medalha de ouro. No próximo dia 27, o vôlei feminino da UFSC vai disputar a semifinal do campeonato metropolitano da categoria, em São José.

A final do handebol masculino proporcionou uma das maiores disputas dos últimos tempos na Copa Unisinos. Após empate no tempo normal (16 x 16) e na prorrogação (19 x 19), a equipe da UFSC foi derrotada na disputa de tiros de sete metros pela Anhembi-Morumbi, que sagrou-se tetracampeã da modalidade. De acordo com um dos atletas do time, Luis Fernando Mafra, o handebol também vem melhorando seu desempenho, pois passou de quinto lugar em 2005 para terceiro no ano passado e agora trouxe a medalha de prata.

Felipe, Luis Fernando, Mario e Acelon ( esquerda p/ direita)

Felipe, Luis Fernando, Mario e Acelon ( esquerda p/ direita)

De modo geral, os atletas da UFSC são estudantes de Educação Física que se interessam em participar de competições regionais, estaduais e nacionais. Para os técnicos, a disponibilidade de jogadores é muito grande, em vista da renovação permitida pela entrada de novas turmas a cada ano. O que dificulta a busca de mais títulos nacionais é o alto grau de competitividade das equipes das universidades privadas, especialmente as de São Paulo.

Em Santa Catarina, apesar da estrutura da UFSC, as equipes se ressentem da falta de patrocínio das empresas, que poderiam ter um bom retorno institucional com apoios de baixo custo mensal. “Como jogamos em todas as épocas do ano, lojas de material esportivo e até locadoras de vídeo e farmácias poderiam apoiar, exibindo o nome de sua marca em inúmeras competições aqui e lá fora, em eventos de grande visibilidade, sem gastar muito com isso”, diz o técnico da equipe da vôlei feminino, Mario Luiz Barroso. Atualmente, sua equipe é apoiada pela Garra Academia, enquanto o time de handebol masculino tem o apoio da academia Feel Good.

Mais informações podem ser obtidas com Mario Luiz C. Barroso, pelo telefone (48) 9973-7817.

Por Paulo Clóvis Schmitz/Jornalista da Agecom