Arte na Escola e Núcleo de Estudos Açorianos promovem a oficina Portugal de Tradições

25/10/2007 15:33

O programa Arte na Escola – Pólo UFSC realiza no dia 31/10, quarta-feira, a oficina “Portugal de Tradições”, ministrada por Lia Marchi, do Olaria Projetos de Arte e Educação. O evento acontece na Igrejinha da UFSC das 13h30min às 17h30min. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail nea@nea.ufsc.br, e custam R$ 10,00.

Após a oficina haverá o lançamento do livro da ministrante, “Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento”, às 18 horas no mesmo local.

O evento é promovido em parceria do Departamento Artístico Cultural com o Nucleio de Estudos Açorianos da UFSC.

Sobre o Curso:

Segundo a ministrante do evento, Lia Marchi, a diversidade cultural e musical de Portugal são riquezas ainda pouco conhecidas da maioria dos brasileiros. Assim, na oficina Portugal de Tradições, os participantes terão uma oportunidade de conhecer as tradições, festas, danças e instrumentos que fazem desta terra um país a cantar e dançar.

A proposta da oficina é auxiliar o aluno a descobrir mais sobre o tema através de uma “viagem musical”, segundo divulga Lia Marchi. Uma experiência na qual se aprende sobre as regiões do país, as festas que acontecem ao longo do ano e a realidade dos grupos e entidades que preservam as tradições nos dias de hoje.

Sobre a Ministrante:

Lia Marchi é atriz, pesquisadora, professora e produtora. Nasceu em 1975, em São Paulo (SP) e graduou-se em Comunicação social pela Universidade Federal do Paraná. Em 1998 criou e é a coordenadora do projeto Tocadores, iniciativa de documentação e divulgação de tradições musicais populares. É co-autora do livro “Tocadores – homem, terra, música e cordas” e co-diretora dos documentários “Tocadores – Brasil Central” e “Tocadores – Litoral Sul”. Desenvolveu os textos e concebeu a exposição de fotos “Tocadores na escola”.

Em 1999, Lia fundou a Olaria Projetos de Arte e Educação, onde atua como diretora artística coordenando a realização de diversos projetos. Em 2005 e 2006, como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, realizou pesquisa de campo em Portugal sobre as tradições musicais lusitanas que chegaram ao Brasil. Como resultado de suas pesquisas sobre o tema, escreveu o livro “Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento”.

Ela também ministra palestras, oficinas e realizou eventos em instituições no Brasil e em Portugal. Destacando-se no Brasil: na UFPR, UNOESC, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Biblioteca Estadual do Paraná, Secretaria da Cultura de Paranaguá (Festa do Fandango), entre outras. Destacando-se em Portugal: Instituto Camões, Instituto Piaget, Andanças – Festival de Música e Dança tradicional, Universidade de Évora, Escola Superior de Cinema e Teatro, entre outras.

Conteúdo programático da Oficina:

– Portugal na atualidade e a música tradicional ao longo do século XX;

– A divisão do país em regiões culturais (Minho, Douro, Trás-Os-Montes, Beiras, Ribatejo, Estremadura, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira);

– Um ano em festa, um ano em fé: as tradições musicais ao longo do calendário anual de festas;

– Instrumentos tradicionais portugueses;

– Heranças portuguesas em terras brasileiras;

– Os ranchos folclóricos e as transformações destes agrupamentos nas últimas décadas;

– O movimento das danças tradicionais no país e o trabalho atual de associações, grupos e festivais;

– Indicações de publicações impressas, CDs, sites, festivais e eventos relacionados ao assunto.

Sobre o Livro:

A obra “Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento”, que será lançada após a oficina, é o resultado de pesquisa de campo de Lia Marchi, realizada em Portugal e no Brasil. Aborda relações da música tradicional e apresenta instrumentos populares e a festa do Divino Espírito Santo dos dois países. Há também um guia sonoro, bibliográfico e de websites, com 170 tópicos indicando fontes de pesquisa para o acesso a materiais sobre o tema.

Para mais informações sobre o projeto Tocadores, visite o site www.olariacultural.com.br

O programa Arte na Escola – Pólo UFSC é uma parceria com o Instituto Arte na Escola, cujo objetivo é qualificar o professor de artes por meio de parcerias locais. Atualmente é coordenado pelo Colégio de Aplicação e Departamento Artístico Cultural da UFSC.

O DAC e o Núcleo de Estudos Açorianos integram a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.

SERVIÇO

O QUE: Oficina “Portugal de Tradições”, ministrada por Lia Marchi e lançamento do livro “Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento”.

ONDE: Na Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, campus Trindade.

QUANDO: Dia 31 de outubro, quarta-feira. A oficina começa às 13h30min e vai até 17h30. O lançamento do livro é às 18 horas.

QUANTO: R$ 10,00. As inscrições devem ser feitas no Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) através de nea@nea.ufsc.br.

O lançamento do livro é evento aberto a comunidade e gratuito.

CONTATO: DAC: (48)3721-9348 ou (48)3721-9447, artenaescola@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br – NEA: (48) 3721-8605 e www.nea.ufsc.br

Fonte: Lucas Sarmanho – Bolsista de Jornalismo – Assessoria de Imprensa do DAC-PRCE-UFSC, com informações da ministrante.