Apresentações para combater o medo do dentista
Para convencer as crianças a manterem uma relação amistosa e sem medos com seu dentista, um grupo de professores e alunos da Odontopediatria Clínica do Centro de Ciências da Saúde da UFSC criou uma atividade que facilita a comunicação com as crianças e seus familiares, através de apresentações de mesas clínicas de conteúdos diversos e com caráter eminentemente lúdico, educativo e preventivo.
As apresentações, com duração máxima de 20 minutos, são realizadas aos pais e pacientes na sala de espera. A cada dia, é abordado um tema diferente em relação à saúde bucal e geral das crianças, além de se esclarecer sobre a importância dentes decíduos e permanentes na manutenção da saúde.
Outra atividade desenvolvida pelos alunos é um álbum de fotografias para utilização diária na clínica. Ele tem a finalidade de orientar pais e pacientes em relação aos procedimentos clínicos de natureza preventiva que serão realizados, proporcionando maior confiança entre responsável/criança e o aluno de graduação.
A utilização desses recursos possibilita ao aluno maior confiança e segurança com o paciente e seus familiares, além de estimular a comunicação com os pais/responsáveis e a criança, de modo a aprimorar sua adesão ao tratamento.
O trabalho é desenvolvido pela equipe composta por Rosamaria Areal (psicóloga), Michele Bolan, Thais Regina Kummer, Mariane Cardoso, Vera Lúcia Bosco, Izabel Cristina de Almeida, Joeci de Oliveira e Ricardo de Souza Vieira.
As apresentações acontecem nas terças, às 13h30min, na Odontopediatria Clínica, no Centro de Ciências da Saúde, na UFSC.
Mais informações com Rosamaria, 91134705 e Michele, 9983 4619.
Por Paulo Clóvis Schmitz
Jornalista na Agecom