Apresentação de Dança do Ventre com grupo FemYnina no Projeto 12:30 Acústico nesta quinta
O FemYnina almeja expressar através da Dança do Ventre a energia feminina – energia essa, que segundo as integrantes do grupo tem sido desvirtuado ao longo da historia. Mas o que poderia soar a primeira vista como um feminismo anacrônico, esvaece em sua proposta mais ampla: contribuir para o equilíbrio entre as energias masculinas e femininas, buscando um resgate da essência do feminino. O instrumento para dar forma e expressar na arte tal essência é justamente esta dança; tradição milenar e ferramenta feminina para ampliar e manter a saúde. Em atividade desde setembro de 2007 o FemYnina sobe ao palco do Projeto 12:30 Acústico nesta quinta-feira, dia 25/10, com um repertorio de seis coreografias.
A programação incluirá os números (nesta ordem): Cintilar, Concretizar, Sagrar, Alar, Grassar e Celebrar – todos com coreografia de Juliana Flores.
INTEGRANTES:
Jufih Maat Ayuni*
Juliana Flores teve formação no Ballet Clássico, modalidade que praticou dos cinco aos dezeseis anos. Em 1998, buscou uma forma mais completa e livre de expressão na Dança Oriental. Atualmente ela é professora e bailarina de dança do ventre, o que lhe possibilitou a participação em espetáculos em varias cidades do sul do pais.
Lis Madhava*
Laise Becker, tal como Juliana, estudou Ballet na infância. Após 7 anos de dedicação a esta modalidade se apaixonou pela dança do ventre, onde encontra uma forma de manifestar alma e corpo. Estudante de Ciências Biológicas na UFSC, ela se apresenta com o grupo e solo desde 2002.
O encantamento de Thais Torres pela dança do ventre começou a partir de seu primeiro contato essa arte. Thais pratica a dança há pouco mais de um ano através de aulas com a professora Juliana. Faz graduação em Design Industrial na Udesc.
Stephany Ramos pratica dança do ventre desde 2002, possui uma dança simultaneamente forte e sinuosa, que marca e envolve a todos que a assistem. Stephany, além de bailarina é estudante de Agronomia na UFSC.
Charis Ayuni*
Rúbia Mara praticou diversas modalidades de dança – jazz, axé, dança de salão – antes de conhecer a dança do ventre em 2002, com a qual se identificou de imediato. A dança para ela é uma forma de poder expressar o que se passa em seu interior. Rúbia e formada em pedagogia e especializada em psicopedagogia.
O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro, que acontecem às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC ou no auditório do Centro de Convivência. Artistas ou grupos interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.
*Nomes artísticos adotados pelas dançarinas.
SERVIÇO:
O QUE: grupo Femynina
ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC
QUANDO: 25 de outubro de 2007, quinta-feira, às 12h30 min
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
PROGRAMA: Dança do Ventre
CONTATO: 91143874 (Juliana)
Manfred Matos – aluno bolsista/Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30
DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC
www.dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 e 3721-9447