Ambiente Ambíguo em exposição no Espaço Estético do Colégio de Aplicação

Henrique Vasconcelos / Foto Régis Rodrigues
As obras tratam do contraste do ambiente natural com o ambiente urbano e foram criadas por Henrique Vasconcelos, aluno do 2º ano do ensino médio, artista de rua e grafiteiro, que assina suas obras com o pseudônimo “Rinha de Tênia”, e por Pedro Prates Rocha, aluno do 3º ano do ensino médio, artista plástico em cerâmicas, com projetos desenvolvidos na Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Para Fabíola Cirimbelli, coordenadora do Espaço Estético e professora de artes na instituição, fazer do objeto artístico algo do meio dos alunos é a proposta do ambiente. “Ele viabiliza exposições e ações educativas, entre elas encontros com artistas/autores, debates e oficinas que reflitam sobre a pesquisa em artes visuais produzida, abrindo espaço para interações do universo escolar”, relatou.
O Espaço foi idealizado em 1997, a partir do projeto de ensino e extensão denominado Espaço Estético – CA/UFSC. Em março de 1998 o Espaço foi consolidado, estabelecendo-se em seguida como um local permanente da escola. Localizado bem na passagem dos alunos, passou a fazer parte do cotidiano escolar, e sendo de livre acesso para todos, busca abranger a cultura visual para além da sala de aula, firmando-se como um espaço para apreciação, leitura, reflexão, análise e discussão de diversas produções visuais.
Alunos e artistas que buscam ambientes para exposição podem entrar em contado com a professora Fabíola Cirimbelli pelo e-mail fabiola@ca.ufsc.br ou pelo telefone 3721-9691.
Régis Rodrigues/Bolsista de Letras na Agecom