Alunos do Curso de Jornalismo participam do 1º Fórum Latino-Americano de Fotografia
Alunos da agência Ensaio de Fotojornalismo, projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFSC, participaram do 1° Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, que aconteceu entre os dias 1º e 6 de outubro na sede do Itaú Cultural na Av. Paulista.
Como convidados do evento, seis fotógrafos da Ensaio puderam participar de mesas de discussão, seminários, entrevistas e relatos de experiência de fotógrafos consagrados do mundo inteiro, além de visitar a exposição fotográfica “Sutil Violento”, que reuniu obras de 17 fotógrafos latino-americanos de 12 diferentes países sob curadoria do fotógrafo e organizador do Fórum, Iatã Cannabrava.
Além de discutir as principais questões sobre fotografia contemporânea, os alunos do curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de divulgar o seu trabalho pioneiro como primeira e única agência universitária de fotojornalismo do país. Para tanto, utilizaram o projeto piloto FotoCentímetro, revista eletrônica totalmente produzida pelos membros da agência. A revista, voltada para estudantes de fotografia, reúne entrevistas e biografias de fotógrafos famosos e explicação de técnicas fotográficas, assim como apresentação dos atuais projetos desenvolvidos pela Ensaio e fotografias dos alunos participantes. Apesar de ser uma revista veiculada pela internet, a agência conseguiu o patrocínio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) para a impressão de cinco exemplares levados à capital paulista.
De acordo com Lucas Sampaio, membro da Ensaio e estudante da 6ª fase do curso de Jornalismo, o fórum foi extremamente importante para a agência e para os alunos, pois permitiu um grande intercâmbio de conhecimento. “Nós apresentamos nossos projetos e pudemos entrar em contato com fotógrafos e com trabalhos do mundo inteiro. Conseguimos, inclusive, vários contatos e voltamos com muitos outros projetos além dos que já desenvolvemos atualmente”. Um desses projetos é uma exposição de fotografias da agência em um evento que será realizado em Montevidéu entre 19 e 21 de novembro próximo. “Esse convite surgiu graças a essa troca de contatos e informações que o fórum proporcionou”, afirma Sampaio.
Os integrantes da agência avaliam que o contato com grandes fotógrafos do Brasil e do mundo contribuiu para que pudessem entender a fotografia em um contexto mais amplo, já que é tratada especificamente voltada para o fotojornalismo no curso. A universidade não ofereceu patrocínio à agência e os alunos tiveram que arcar com todos os custos da viagem. Ainda assim, os estudantes afirmam que todos os gastos valeram a pena.
Iatã Cannabrava afirma que o fórum contou com uma representatividade muito positiva de estudantes de fotografia. “A presença [dos estudantes] significa o exercício de continuidade do desenvolvimento de uma fotografia e do pensamento de uma fotografia no Brasil e na América Latina”. O organizador do encontro avaliou ainda a importância do envolvimento de estudantes de jornalismo em eventos como o Fórum Latino-Americano para o desenvolvimento do jornalismo cultural no país.
A Ensaio é um projeto de extensão do curso de jornalismo coordenado pela professora Maria José Baldessar. Atualmente conta com cerca de 15 membros que fazem a produção fotojornalística para os meios de comunicação do curso – o jornal-laboratório ZERO (www.zero.ufsc.br) e o portal de notícias Cotidiano (www.cotidianoufsc.br) –, promovem tomadas, concursos e exposições fotográficas, além de palestras com profissionais da área e exibição de filmes no curso de Jornalismo.
A agência tem ainda como projetos a criação e atualização de um banco de imagens através de seu site www.ensaiofotojornalismo.ufsc.br</a , a digitalização de todos os exemplares da revista Senhor, a produção da revista semestral Fotocm e a organização de um livro fotográfico sobre Florianópolis.
Por Sofia Franco/boslsita de jornalismo da Agecom e integrante da Agência Ensaio de Fotojornalismo