A UFSC do Século XXI: Luta pela valorização e reconhecimento do servidor técnico-administrativo

29/10/2007 11:35

Alvaro Prata e Carlos Alberto Justo da Silva

O calendário reserva o dia 28 de outubro para a comemoração do Dia do Servidor Público. Alguém pode perguntar: mas comemorar o quê? O trabalho e a certeza de um salário, ainda que reduzido, ao final do mês? Certamente não é pouco, se considerarmos que há milhares de pais de família desempregados e outros tantos jovens que não conseguem uma oportunidade no mercado de trabalho.

Por outro lado, comemorar como, se a categoria se depara com ameaças constantes de suspensão de direitos adquiridos, com a inexistência de uma política salarial justa, com tantas incertezas em relação ao futuro e com o temor de que dos gabinetes de Brasília, a qualquer momento, surjam novas medidas contra os interesses da categoria? Comemorar como, se nem sempre os aspectos legais vêm ao encontro das necessidades e dos desejos dos servidores, o que aumenta constantes tensões na gestão das universidades?

Apesar de toda essa complexidade, é preciso sim comemorar, pois é inegável que sem a garra dos servidores, sua eficiência e determinação, a UFSC não seria hoje uma das melhores Universidades do País. E é com essa consciência dos desafios e das limitações impostas pela inexistência de autonomia para o gerenciamento de pessoal que reiteramos nosso compromisso em adotar e consolidar iniciativas que resultem em benefícios aos trabalhadores da UFSC e proporcionem as condições necessárias para obtenção de melhores salários. Não mediremos esforços para proporcionar condições de trabalho adequadas, para assegurar os direitos já adquiridos, e administrar de forma que as aspirações da categoria sejam concretizadas.

Esses e outros comprometimentos já assumidos no Plano Estratégico ´A UFSC do Século XXI` mostram caminhos que serão trilhados na busca de uma Universidade Acadêmica de Excelência e também de uma Universidade Saudável. O conceito de Universidade Saudável é adotado internacionalmente, com experiências de sucesso em países europeus, norte-americanos e latino-americanos, traduzindo a preocupação com a qualidade de vida no ambiente universitário. Longe de ser uma proposta que trata da saúde como uma questão biológica, esse referencial contempla desde as relações humanas até as condições de infra-estrutura, higiene e limpeza.

Pois é nos ambientes internos da instituição que o servidor vivencia as dificuldades e os resultados de seu trabalho. É na universidade que ele se realiza, se frustra, cresce, encontra e se relaciona com os outros, constrói sua história profissional e pessoal. Vamos trabalhar para que ações em diferentes campos gerem oportunidades de promoção da saúde, contribuindo para uma formação mais integral e estimulando a ação profissional responsável e envolvida com a realidade social. O servidor precisa ter seus direitos resguardados, precisa ter condições de se capacitar, precisa ser motivado para se acordar e sair de casa feliz para trabalhar.

Sabemos também que são questões que exigem ações de co-responsabilidade entre gestores e servidores, a partir de uma visão institucional ampla. Para atingir novos patamares de satisfação, precisamos estabelecer o respeito mútuo entre os componentes da comunidade universitária – docentes, técnico-administrativos e alunos – e criar de uma via de mão dupla em que cada um cumpra o seu papel, considerando as atividades e particularidades de cada segmento.

É igualmente fundamental que se aproveite da melhor maneira possível aquilo que já funciona intra-muros, fruto de esforço de tantos colaboradores compromissados com a instituição, e que se pense para frente, no que é novo e desafiador. A construção de uma universidade acadêmica de excelência não pode prescindir da participação dos trabalhadores técnico-administrativos, que já conquistaram seu espaço pela qualidade do trabalho realizado e pelo compromisso com a instituição. Sua contribuição é fundamental para melhoria da qualidade dos serviços prestados e o reconhecimento pela população da importância da UFSC.

Nossos compromissos:

– Gestionar junto aos órgãos de governo a ampliação da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação.

– Implementar ações para valorizar a formação do servidor no desenvolvimento do seu trabalho.

– Gestionar junto aos órgãos de governo a abertura de concurso público atendendo as reais necessidades de pessoal da UFSC, inclusive revendo o quadro dos cargos extintos e em extinção.

– Promover ações junto ao MEC com o objetivo de rever as atribuições dos cargos técnico-administrativos em educação.

– Potencializar, com a participação dos servidores, um plano plurianual de cursos de capacitação profissional e de educação formal, que vise o desenvolvimento na carreira.

– Desenvolver uma política integral de saúde para os servidores da UFSC.

– Proporcionar a melhoria dos ambientes e das condições de trabalho adequando-os às questões humanas e tecnológicas.

– Comprometer a comunidade universitária com os resultados e o desempenho global da instituição.