UFSC sedia Mostra de Cinema Africano ´Malembe Malembe`

21/09/2007 11:55

A UFSC, a Udesc e a Associação de Educação Ecológica e Cultural Paulo Freire (ASEEC) promovem de 2 a 6 de outubro a Mostra de cinema africano ´Malembe Malembe`. O objetivo é contribuir para a implementação da Lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura e da arte afrodescendente e africana nas escolas de ensino fundamental e médio.

Programação

Abertura: 2 de outubro, terça-feira, às 18h30min, no Auditório da Reitoria da UFSC, com as palestras:

– Os desafios para a implementação das diretrizes curriculares para a Educação das Relações Etnico-raciais- Lei 10.639/03, com o professor João Carlos Nogueira

– Os cinemas africanos: entre construção identitária nacional e sonho panafricanista, por Mahomed Bamba.

Exibição de Nhá Fala

Filme passado em Cabo Verde e na França, direção da guineense Flora Gomes.

Após a exibição haverá debate aberto ao público.

Programação da mostra na UFSC:

3 de outubro

-En attendant le bonheur – Mauritânia, direção de Abderrahmane Sissako, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, às 14h.

-Memóire entre deux rives- Burkina-Fasso, documentário direção de Fréderic Savoye e Wolimité Sié Palenfo, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, às 16h.

-Zimbabwe – de la libération au chaos – Zimbabwe, documentário direção de Michael Raeburn, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, às 18h30min.

4 de outubro

– Le prix du pardon – Senegal, direção de Mansour Sora Wade, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, às 14h.

– Madame Brouette – Senegal, direção de Moussa Sene Absa,no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, às 15h30min.

– Xala – L´impuissance temporaire, direção de Ousmane Sembène,no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, às 18h30min.

Programação e inscrição no site http://malembemalembe.ceart.udesc.br

Contato: Dilton Mota Rufino (48) 9912- 4862

Por Alita Diana / Jornalista da Agecom