Seminário Paulo Freire mostra que educação tem que ser reinventada
O Centro de Ciências da Educação da UFSC promove, de 17 a 21 de setembro, o Primeiro Seminário Paulo Freire, cuja finalidade é a de relembrar que a educação é uma invenção humana e que é papel do educador reinventá-la. Segundo o próprio Freire, “se nada ficar dessas páginas, que algo permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil de amar”.
Segundo os organizadores, a metodologia que será aplicada durante o seminário está baseada em Adorno, que disse: a tarefa mais insolúvel consiste em não se deixar imbecilizar nem pelo poder dos outros, nem por nossa própria impotência. Constam na programação mesa-redonda, conferências, roda de conversa, diálogo arteiro, assim como oficinas com lançamento de livros, teatro, festa e preparo de alimentação.
A abertura do seminário está prevista para 18h30m, nesta segunda, no auditório do CED, tendo como primeira conferência “Pensamentos e práticas de Paulo Freire”, apresentada pelos professores Telma Piacentini, da UFSC e Edmilson Pereira, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Já no dia 18, às 8h30m, acontece a mesa-redonda, “Pensamento de Paulo Freire nos movimentos sociais”, com os professores Pedro Uczai, Carmo Thun e Patrícia Dorneles.
A partir das 14h minicurso 1: “Participação de pais e mães na escola”, com Marilde Fonseca, da Secretaria de Educação de Florianópolis; minicurso 2: “Diálogos Brincantes e Boi de Mamão”, com Reonaldo Manoel Gonçalves, do grupo Arreda Boi, da Ufsc; minicurso 3: “Arte no Parque”, Rosimeri J. da Silva, da Escola Jurema Cavalazzi. Às 18h30min apresentação da peça infantil “Balada de um Palhaço”, de Plínio Marcos, com a Companhia Espalhafatos.
No dia 19, a partir das 8h30min, atividades nas diversas oficinas. Das 14 às 18h, Diálogo com Vilson Grow; Diálogo Arteiro, com Maristela Fantini; Diálogo Guardadores de Memória, com Patrícia Guerreiro, e às 18h30min, poesia e violão. No dia 20, às 8h30min, atividades de Depoimentos com a participação dos professores Doroti Martins, do Departamento de Filosofia da USC; Paulo Ricardo, do Centro de Desportos; José Angotti e Nilcéia Lemos Pelandré, do CED. O encerramento da programação acontece com uma avaliação do evento.
Outras informações podem ser obtidas com a professora Maristela Fanini, no fone 3721-8525.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom