Seminário Paulo Freire mostra que educação tem que ser reinventada
O Centro de Ciências da Educação da UFSC promove, de 17 a 21 deste mês, o Primeiro Seminário Paulo Freire, cuja finalidade é a de relembrar que a educação é uma invenção humana e que é papel do educador reinventá-la. Segundo o próprio Freire, “se nada ficar dessas páginas, que algo permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil de amar”.
Segundo os organizadores, a metodologia que será aplicada durante o seminário está baseada em Adorno, que disse: a tarefa mais insolúvel consiste em não se deixar imbecilizar nem pelo poder dos outros, nem por nossa própria impotência. Constam na programação mesa redonda, conferências, roda de conversa, diálogo arteiro, assim como oficinas com lançamento de livros, teatro, festa e preparo de alimentação.
A abertura do seminário está prevista para as 18h30m, do dia 17, no auditório do CED, tendo como primeira conferência “Pensamentos e práticas de Paulo Freire”, apresentada pelos professores Telma Piacentini, da UFSC e Edmilson Pereira, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Já no dia 18, às 8h30m, acontece a mesa redonda, “Pensamento de Paulo Freire nos movimentos sociais”, com os professores Pedro Uczai, Carmo Thun e Patrícia Dorneles.
A partir das 14 horas minicurso 1: “Participação de pais e mães na escola”, com Marilde Fonseca, da Secretaria de Educação de Florianópolis; minicurso 2: “Diálogos Brincantes e Boi de Mamão”, com Reonaldo Manoel Gonçalves, do grupo Arreda Boi, da Ufsc; minicurso 3: “Arte no Parque”, Rosimeri J. da Silva, da Escola Jurema Cavalazzi. Às 18h30min apresentação da peça infantil “Balada de um Palhaço”, de Plínio Marcos, com a Companhia Espalhafatos.
No dia 19, a partir das 8h30min, atividades nas diversas oficinas. Das 14 às 18 horas, Diálogo com Vilson Grow; Diálogo Arteiro, com Maristela Fantini; Diálogo Guardadores de Memória, com Patrícia Guerreiro, e às 18h30min, poesia e violão. No dia 20, às 8h30min, atividades de Depoimentos com a participação dos professores Doroti Martins, do Departamento de Filosofia da USC; Paulo Ricardo, do Centro de Desportos; José Angotti e Nilcéia Lemos Pelandré, do CED. O encerramento da programação acontece com uma avaliação do evento.
Outras informações podem ser obtidas com a professora Maristela Fanini, no fone 3721-8525.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom