Professores da UFSC lançam livro sobre custos na administração pública brasileira

11/09/2007 14:21

´Contabilidade de Custos para Entidades Estatais` é o título do livro que será lançado nesta sexta-feira, 14/9, pelos professores Flávio da Cruz e Orion Augusto Platt Neto, do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. No mesmo evento será lançado o livro ´Contabilidade Gerencial`, do professor Rogério Lunkes, do mesmo departamento. O lançamento acontece às 18h30min, na Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese).

“Em função das temáticas tratadas nas obras, que abrangem custos e a busca da eficiência, a eficácia e a economicidade nas organizações, os livros são uma ótima oportunidade para divulgação de idéias e experiências para uma gestão pública moderna e competente”, avaliam os autores. .

De acordo com os professores, ´Contabilidade de Custos para Entidades Estatais` oferece uma sistemática para apuração de custos de diversas atividades estatais que geram serviços públicos. A metodologia é adaptável a diferentes estruturas organizacionais, podendo ser implantada gradativamente.

Os autores destacam que, a partir das explicações e demonstrações simuladas, pode ser imediatamente adotada nas entidades governamentais, principalmente junto ao poder executivo, e nas entidades da administração direta interessadas na melhoria contínua e no controle da economicidade das operações realizadas e a realizar. Há também instruções para o gestor adotar o custo no monitoramento de ações e na futura tomada de decisão.

´Contabilidade Gerencial`, do professor Rogério Lunkes, aborda, entre outros temas, conceitos de custos, gestão estratégica de custos, centros de responsabilidade, formação do preço de venda, avaliação de risco e controle interno, planejamento, avaliação e controle. Contempla também técnicas e ferramentas que suportam o processo empresarial, como o Benchmarking, ERP, Teoria das Restrições, qualidade, 6 sigma, just-in-time, balanced scorecard e beyond budgeting, entre outros.

Mais informações:

Contabilidade de Custos para Entidades Estatais

– orionplatt@yahoo.com.br / (48) 3721 9475 Ramal: 9383

Contabilidade Gerencial

– lunkes cse ufsc br / (48) 3721 7000 Ramal: 6634