Primeiro programa de Pós-Graduação em Bioquímica de Santa Catarina é criado na UFSC
No dia 1º de outubro começam as inscrições para o programa de Pós-Graduação em Bioquímica, em nível de mestrado e doutorado. Aprovado pela Capes em agosto desse ano, esse é o primeiro programa no Estado de Santa Catarina na área.
As inscrições serão realizadas até 19 de novembro. O processo seletivo para mestrado será realizado no dia 7 de dezembro, quando os candidatos farão duas provas escritas: uma de conhecimentos em Bioquímica e outra de língua inglesa. Serão também analisados os currículos dos candidatos. A seleção para o doutorado acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro. Além da análise dos currículos, os candidatos terão que defender um projeto científico.
A idéia da implantação de um programa de pós-graduação é antiga no Departamento de Bioquímica da UFSC. Isto se deve em parte à grande demanda do Estado, que possui cerca de 13 Centros de Ensino Superior que oferecem cursos de graduação que necessitam da disciplina de Bioquímica, entre elas Agronomia, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Odontologia e Nutrição.
“Os docentes do Departamento de Bioquímica da UFSC atingiram a maturidade científica necessária para abrir o programa de Pós-Graduação em níveis de mestrado e doutorado”, justifica o coordenador do programa, professor Marcelo Farina.
A avaliação da CAPES concedeu ao Departamento de Bioquímica da UFSC o conceito 4, que permite a criação de mestrado e doutorado, simultaneamente. Até o momento a pós-graduação conta com 12 docentes que já têm experiência em orientação em outras áreas. As linhas de pesquisa serão: Toxicologia Molecular (que estuda bioquimicamente os fenômenos tóxicos nos organismos vivos), Transdução de Sinal (processos moleculares relacionados à comunicação inter e intracelular), Controle da Expressão Gênica (estuda bioquimicamente fatores envolvidos na expressão de genes nos seres vivos).
Segundo Farina, um dos objetivos é viabilizar uma melhor capacitação dos que atuarão como professores e pesquisadores na Área de Bioquímica, principalmente em Santa Catarina, qualificando o ensino e a pesquisa científica nesta área e possibilitando desenvolvimento. Como no Estado não existia pós-graduação neste campo, as pessoas tinham que se mudar para Paraná e Rio Grande do Sul ou buscar áreas que tivessem alguma característica em comum.
Serão oferecidas bolsas de estudo para os primeiros colocados no processo seletivo, mas a quantidade ainda não foi divulgada.
Informações sobre o programa : www.ppgbqa.ufsc.br ou através do telefone 3721-9589
Por Talita Fernandes / Bolsista de jornalismo na Agecom