Poeta Marco Vasques é o convidado do Círculo de Leitura

06/09/2007 09:20

O poeta e contista Marco Vasques é o convidado da 27ª sessão de 2007 do Círculo de Leitura de Florianópolis. O encontro está marcado para hoje(6), a partir das 17 horas, no Espaço Cruz e Sousa, que funciona no térreo da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em Florianópolis.

Aos 32 anos Vasques é um dos representantes de Santa Catarina na antologia Roteiro da Poesia Brasileira, da editora Global. Com forte atuação na política cultural de Florianópolis e do Estado foi o criador e coordenador, ao lado de Rodrigo de Haro, do projeto Terça com Poesia, é vice-presidente da União Brasileira de Escritores de SC e gerente de políticas de cultura do Governo do Estado.

Marco Vasques tem participado ativamente em vários jornais do país fazendo entrevistas, ensaios e crítica literária. É colaborador dos jornais A Notícia (SC), Rascunho (PR), Ô Catarina (SC), Leitura & Prazer (SC), Diário Catarinense (SC), revista Agulha (SP) entre outros. O livro Elegias Urbanas foi lançado no Rio de Janeiro, no dia 01 de junho, na livraria Timbre, na Gávea. Após o lançamento, Vasques recebeu críticas positivas de Silviano Santiago, Ítalo Moriconi e do poeta e crítico carioca Caio Meira.

Nascido em Estância Velha, RS, em 1975, com a infância passada em Imbituba, Vasques se considera um catarinense, pois toda sua atividade cultural está vinculada ao estado de Santa Catarina, lugar onde aportou com apenas 02 anos de idade. Na década de 90 trabalhou com teatro montando vários espetáculos e foi, também, editor do jornal literário Capitu Traiu!

Ao falar de seu novo livro diz: “Elegias Urbanas difere muito do meu primeiro livro de poemas Cão no Claustro. O primeiro ainda preserva certo tom de iluminação do homem, certa cresça na humanidade. Já esse novo livro, como o próprio título já sugere, trata de corrigir a esperança existente no anterior.” E continua “nós, homens, somos seres incorrigíveis e requintados em nossas crueldades. Conseguimos conviver com naturalidade com as maiores contradições sociais. Contudo, vale ressaltar que não se trata de um livro panfletário. Roland Barthes afirma, em O prazer do texto, que a função interrogativa da literatura consiste não em perguntar sobre o sentido do mundo, mas em apresentar uma questão precedente, mais abissal: Este é o mundo. Ele tem sentido? É essa reflexão que estabeleço nesses 25 cantos tristes que compõem o livro.”

O Círculo de Leitura de Florianópolis, idealizado pela equipe da EdUFSC, está entrando no terceiro ano de funcionamento. Acontece mensalmente, sempre numa quinta-feira, reunindo amantes da leitura e do livro. Para cada sessão, um convidado especial puxa a conversa informal com os participantes. A iniciativa tem atraído escritores, professores, alunos, artistas, jornalistas, funcionários e demais pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Difundindo o hábito da leitura e a circulação do livro, o Círculo já contou com 25 convidados especiais: Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Clarmi Régis, Carmen Fossari, Maria Odete Olsen, Carlos Henrique Schroeder, Maicon Tenfen, Valdemir Klamt, Celestino Sachet, Cleber Teixeira, Regina Carvalho, Tânia Regina de Oliveira Ramos, Dennis Radünz, Tânia Piacentini, Gelci Coelho (Peninha), Rubens da Cunha, Eduardo Paredes, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós e Amilcar Neves. O convidado é sempre alguém reconhecidamente rendido à leitura.

Mais informações sobre o Círculo de Leitura pelo fone 3721-9408 (Editora) ou com o próprio Marco Vasques (9607-8049), ou e-mail: vasques_marco@hotmail.com