Greve dos trabalhadores da UFSC deve terminar na quarta-feira
Depois de três meses em greve, os trabalhadores técnico-administrativos da UFSC decidiram, em assembléia geral realizada na tarde de segunda-feira (3/9), acatar indicativo do comando nacional do movimento e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e retomar as atividades a partir desta quarta-feira, dia 5.
Isso, no entanto, só se dará mediante assinatura, hoje (4/9), de termo de acordo firmado entre a federação, o comando de greve e o Ministério do Planejamento, em Brasília. O acordo prevê o reajuste das tabelas dos diversos níveis salariais (acessíveis no site www.fasubra.org.br) e a implantação de um plano de saúde para os trabalhadores das universidades federais – medida que já está em andamento na UFSC, que incluiu recursos para este fim no orçamento de 2008.
Com a decisão dos trabalhadores, foi aprovada também a liberação imediata dos setores que estavam bloqueados – o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Universitária (BU) –, o que, a essa altura, não mais influencia no resultado das negociações.