ESPECIAL PESQUISA: Doutoranda da UFSC recebe prêmio em simpósio na Alemanha

18/09/2007 17:40

A doutoranda Luciana Castro recebeu no 3° Simpósio Alemanha-Brasil de Meio Ambiente prêmio oferecido pela Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG (Fundação de Pesquisa Alemã), instituição financiadora de pesquisa na Alemanha, por seu trabalho desenvolvido com enfoque em desenvolvimento sustentável. O prêmio foi concedido a mais dez participantes e Luciana foi contemplada como representante da UFSC pela comissão organizadora do evento.

O trabalho, de autoria de Luciana e co-autoria de sua orientadora, a professora Sandra de Arruda Furtado, é intitulado The Second Brazilian Programme for Environment and the Swine Project in Santa Catarina State: towards a sustainable development? (O Segundo Programa Brasileiro para Meio Ambiente e o Projeto Suíno no Estado de Santa Catarina: em direção ao desenvolvimento sustentável?).

O pôster apresentado é parte do tema desenvolvido em sua tese de doutorado, que foi conduzida em Concórdia, junto à Embrapa Suínos e Aves e à Epagri; em Braço do Norte, junto à Epagri, e em Florianópolis, junto à Fatma. A tese analisou, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, o Projeto Suinocultura para Santa Catarina (Fase I) proposto pelo Programa Nacional de Meio Ambiente II, de âmbito federal.

Luciana é doutoranda em fase final do curso de Geografia da UFSC na área de concentração Utilização e Conservação de Recursos Naturais e recebeu apoio financeiro da Fapesc e da Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSC. O Prêmio da DFG foi também na forma de apoio financeiro aos trabalhos considerados como de relevância científica para o Brasil.

O Simpósio Brasil-Alemanha de Meio Ambiente foi realizado de 23 a 27 de julho em Freiburg. O evento acontece desde 2003, de dois em dois anos, e os dois países sediam o evento alternadamente. A organização coube à Universidade de Freiburg, em cooperação com o Centro Brasil do Estado Federado de Baden-Württemberg, localizado na Universidade de Tübingen. É um dos mais importantes eventos entre os dois países em termos de intercâmbio acadêmico e científico.

Participaram do simpósio cientistas brasileiros e alemães, debatendo sobre temas da atualidade relacionados ao Meio Ambiente. Este ano, o enfoque foi relacionado a Desenvolvimento Sustentável. Além de palestras e painéis, realizados de segunda à quarta-feira, foram feitas visitas técnicas a diversos locais da região e a outras universidades do estado, na quinta e sexta-feira. O simpósio integrou a programação especial pela comemoração dos 550 anos de fundação da Universidade de Freiburg (Jubiläums-Programm).

O próximo simpósio será no Brasil, mas o tema principal e o local ainda não foram determinados.

Mais informações 3232 7199, ou e-mail luca66@hotmail.com e em www.uni-tuebingen.de/deutsch-brasilianisches-symposium

Jéssica Lipinski / Bolsista de Jornalismo na Agecom