Equipe UFSC Baja SAE conquista primeiro e quinto lugar na etapa sul

06/09/2007 19:59

A Equipe UFSC Baja SAE conquistou com os protótipos Ilhéu e Uiraçu o primeiro e o quinto lugar, respectivamente, na 5ª Competição SAE BRASIL – DANA – Etapa Sul, disputada nos dias 1º e 2 de setembro, no município de Gravataí, Rio Grande do Sul. Quinze equipes formadas por estudantes de engenharia dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram do campeonato.

Antes denominado “Desafio Dana Baja Sul”, o evento constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL – Petrobras, competição nacional que acontecerá em março do ano que vem, em Piracicaba, São Paulo.

Com um desempenho excelente durante toda a Etapa Sul, o monoposto Ilhéu terminou a disputa com grande margem de vantagem para os demais concorrentes, vencendo pela terceira vez consecutiva a Competição, que este ano foi organizada em parceria pela SAE Brasil e pela DANA.

A equipe da UFSC foi formada por 20 alunos e orientada pelo professor Lauro César Nicolazzi. As instalações do projeto ficam no departamento de Engenharia Mecânica, que é formado por alunos de todas as engenharias da universidade.

A UFSC participa do campeonato desde 1997 e já conquistou os primeiros e segundos lugares nos anos de 2005 e 2006 na etapa regional. Em 2005 foi atingida a melhor marca na competição nacional, o primeiro lugar.

Para o estudante Alexandre Carrard “o Baja é importante não somente para desenvolver conhecimentos de engenharia, mas também auxilia no aprendizado de diversas áreas, entre elas administração, recursos humanos e marketing. Além de proporcionar o desenvolvimento de liderança, espírito competitivo e trabalho em equipe”.

As instituições interessadas em participar do projeto devem desenvolver um protótipo de um veículo off road, que deve ser aceito por um fabricante fictício. Entre os itens avaliados estão: segurança, ergonomia, facilidade de manutenção e de produção em série, originalidade, integridade estrutural, aparência, dirigibilidade, além da análise dos relatórios de projeto e custos, testes de aceleração, velocidade máxima, subida de rampa, manobrabilidade e tração.

O Projeto Baja SAE

Fundada em 1905 nos Estados Unidos, a SAE International (Society of Automotive Engineers) é uma entidade que reúne mais de 70 mil associados entre engenheiros, estudantes, técnicos e executivos, em mais de noventa países e que tem em comum uma forte ligação com o ramo da mobilidade.

Buscando uma maior formação para os engenheiros, a entidade criou em 1973, o Mini Baja, um evento extracurricular voltado exclusivamente para alunos de graduação, como forma de estimular o curso e já introduzir conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. O desenvolvimento do projeto aplica desde a teoria vista em sala de aula até estratégias de marketing.

A competição SAE Brasil de Mini Baja surgiu da iniciativa da SAE Brasil em organizar uma competição envolvendo escolas de engenharia de todo o Brasil. Os estudantes reúnem-se em equipes representando suas universidades e seus estados, sendo desafiados a projetar, fabricar e pilotar um mini off-road.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9899, ramal 202, ou pelo site www.minibaja.ufsc.br.

Por Talita Fernandes/Bolsista de Jornalismo da Agecom