Editora da UFSC lança livro com versos da cultura açoriana
A Editora da UFSC – EdUFSC – lança no próximo dia 29, às 18 horas, na 14ª AÇOR – Festa da Cultura Açoriana,em Governador Celso Ramos, o livro Pão-por-Deus – Vivo na cultura brasileira, de Maria Eli Braga Mannrich, nascida em 1952 em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, próximo às Ruínas de São Miguel, que descobriu nas aulas de poesia da UFSC o alimento essencial para a sua obra.
Em Florianópolis, onde concluiu o curso de graduação e Letras e obteve o título de Mestre em Literatura pela universidade federal, aprofundou os estudos e encontrou em O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, referências interessantes aos açorianos.
Voltou às origens e prosseguiu nas pesquisas de campo que reforçam a importância dos moradores do litoral de Santa Catarina para o Brasil o que, segundo ela, é combustível para outro livro. Hoje, participa de encontros literários e mantém mostra dos versos Pão por Deus na sede da Etnia Portuguesa, atuando na União das Etnias e na Fundação Cultural de Ijuí.
O Pão-por-Deus é um antigo costume da cultura açoriana que chegou a Santa Catarina e ainda resiste ao tempo. Pequenos poemas, normalmente rimados, são escritos em pedaços de papel recortados e decorados, que servem para fazer pedidos ou mandar mensagens.
No arquipélago dos Açores, onde a tradição existe desde o século XVII, o Pão-por-Deus era normalmente usado pelas crianças, que através de versinhos faziam pedidos de doces e guloseimas. Em Santa Catarina, o costume sofreu adaptações, e os bilhetes ganharam teor romântico. Os papéis são normalmente recortados em forma de coração, e carregam declarações de amor, como estas:
“É neste papel tão branco
que eu mando meu recado
meu amor que está tão longe
venha logo pro meu lado”
Reginalda
“Aqui vai meu coração
Implorando teu calor
Se feliz quiseres me ver
Entrega logo teu amor”
Augusto de Abreu
“Flávia manda no bailado
Vou te encontrar algum dia
Vou te encontrar por acaso
Pois amo melancolia”
Pedro Coraçón
“Lá vai meu coração
Nas asas de uma águia
Vai pedir o pão por Deus
Para minha doce amada”
Jacson Beltrame
“Lá vai o meu coração
Num barquinho de papel
Vai pedir o pão por Deus
A você meu pão de mel”
Lídio
Pão-por-Deus – Vivo na cultura brasileira
Maria Eli Braga Mannrich,
Editora da UFSC – EdUFSC
R$ 25,00 – 234 p.
Informações com a autora pelos fones 55-3333-3772 ou 55-9611-3632, elimannrich@ig.com.br