Cursinho Pré-Vestibular da UFSC completa quatro anos nesta sexta-feira

25/09/2007 16:42

Nesta sexta-feira, 28/9, o Cursinho Popular oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina completa quatro anos. Nesse período as vagas oferecidas aumentaram mais de 250% e 1575 alunos já freqüentaram as aulas do cursinho. Será realizada uma cerimônia de comemoração, aberta à comunidade, com apresentação de um novo material áudio-visual do cursinho, esquetes teatrais e shows de bandas locais. O evento será realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, na sexta, a partir das 18h30min.

A concretização desse projeto teve engajamento de quatro professores, entre eles o atual coordenador, Otavio Augusto Auler, o já aposentado professor Ady Vieira Filho, e os atuais representantes da administração central, Lúcio Botelho, reitor da UFSC, e professor Marcos Laffin, Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

“O projeto hoje já é um programa da nossa universidade, surgiu para atender a necessidade de estudantes que não dispõem de recursos financeiros para freqüentar cursos preparatórios para o vestibular”, explica Lúcio Botelho. “Além de ser gratuito e ter sido possível graças às parcerias que realizamos, o cursinho da UFSC busca o desenvolvimento da educação local, da cidadania e o melhor preparo da comunidade para o mercado de trabalho”, completa.

A proposta da Universidade Federal de Santa Catarina é uma iniciativa única no país dentro de uma universidade pública. Além das aulas com professores capacitados, oferece gratuitamente aos alunos todas as apostilas e materiais didáticos necessários. Além disso, através do ´Programa Inclusão para a Vida`, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), a Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes (PRAE) e a de Recursos Humanos da Federal disponibilizam acompanhamento aos ingressantes nas universidades mesmo após a aprovação no vestibular.

“A implantação e concretização do cursinho surgiu da vontade de realmente propiciar o acesso de maneira mais igualitária aos alunos de baixa renda”, afirma Otavio Augusto Auler, atual coordenador do cursinho.

No primeiro ano de implantação, em 2003, foram montadas duas turmas de 60 alunos que estavam inscritos no vestibular daquele ano. As aulas, no sistema intensivo (três meses), foram ministradas à noite. A seleção para participar das aulas seguiu alguns critérios como ter concluído o ensino médio e ter sido estudante de escola pública ou bolsista de escola particular e ter entre 16 e 50 anos de idade. Atualmente, a seleção para as vagas do cursinho é feita a partir de uma análise sócio-econômica de cada aluno.

Desde 2004, a Coordenação de Educação Básica da UFSC, responsável pelo cursinho, ampliou o atendimento e criou duas modalidades para contemplar os estudantes: o cursinho extensivo, de oito meses de duração, e o semi-extensivo, de quatro meses.

“Esse é um projeto de inclusão social muito importante que estamos desenvolvendo na universidade, uma vez que muitos desses alunos não teriam condições econômicas para pagar um cursinho pré-vestibular para concorrer em condições de igualdade com os demais candidatos”, destaca o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Marcos Laffin.

A dinâmica das aulas se caracteriza por apresentar e discutir os conteúdos escolares, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que também são verificados no vestibular. Mas ao lado deste objetivo a formação é trabalhada numa perspectiva ampliada em que diferentes conhecimentos são abordados em pressupostos metodológicos, envolvendo conceitos de ética, participação social, cidadania, construção dos direitos, identidade, diversidade, entre outras maneiras de intervir e de educar para o mundo contemporâneo.

Além das aulas estão incluídas nas atividades pedagógicas atividades de leitura e compreensão de textos e livros em diferentes propostas e momentos. No programa Pré-vestibular da UFSC também estão previstas atividades de lazer que visam a integração dos alunos, de suas histórias de vida, de atividades esportivas, para estabelecer vínculos institucionais e de participação nos espaços públicos.

Para o estudante de engenharia elétrica da UFSC Marcos Vinicius Koerich, aprovado no último vestibular, o Cursinho Popular lhe permitiu o primeiro passo para um futuro diferente. “Além do aprimoramento do conteúdo programático para o vestibular com professores altamente capacitados, o cursinho da UFSC me trouxe uma maturidade e autoconfiança indispensáveis na hora do exame. Foi uma grande satisfação me preparar para uma etapa tão importante da vida acadêmica em um ambiente agradável e prazeroso, com pessoas que realmente acreditavam em meu potencial.”

O crescente no número de aprovações e na procura pela oportunidade faz com que o projeto conquiste cada vez mais espaços e reconhecimento. Segundo o Pró-Reitor de Ensino de Graduação o número crescente de alunos do cursinho popular da UFSC, aprovados nos últimos quatro anos, pressupõe melhorias constantes nos processos pedagógicos e administrativos do Programa. “Desde sua criação o curso pré-vestibular da UFSC vem sendo concomitantemente organizado pedagógica e administrativamente, visando atender seus propósitos ao mesmo tempo em que enfrenta desafios para incluir um número sempre crescente de alunos que realizam sua inscrição para participar do programa. É importante informar que o programa se destina a alunos oriundos da escola pública e com restrições socioeconômica e que durante este período já aprovou 279 alunos para as duas universidades públicas do Estado, UFSC e UDESC,” completa Marcos Laffin.

“Graças ao incentivo, obtive sucesso na busca de um dos meus principais objetivos, entrar em uma universidade pública para cursar História. E eu sou muito grata pela oportunidade que me foi oferecida, abracei-a, dediquei-me ao estudo, e recebi muito apoio de toda a equipe do cursinho. E o resultado veio: Fui aprovada na Udesc”, afirma Daniela Alves Talarico, ex-aluna do cursinho.

Podem concorrer a uma vaga do cursinho alunos que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral, que comprovem a impossibilidade de pagamento de um pré-vestibular particular e que não possuam curso superior.

Mais informações Fone – (48) 3721-8319 / E-mail – cursinho@cursinho.ufsc.br