Comitê de busca procura candidatos à Direção de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está iniciando o processo de seleção de um novo diretor para a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde o diretor deverá estabelecer residência.
A posição corresponde ao cargo DAS-5, hierarquicamente submetido ao presidente da Cnen e não tem tempo de mandato determinado.
Este sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCT para os cargos de direção de todas as suas Unidades de Pesquisa com amplo sucesso, e está sendo estendido agora para uma das diretorias da Cnen.
A seleção será realizada por um comitê de especialistas já nomeado pelo ministro, o qual buscará identificar, entre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para a Cnen e para o Programa Nuclear Brasileiro.
O trabalho do Comitê resultará numa lista tríplice de nomes, sem preferência ou precedência, a ser utilizada pelo ministro como subsídio para o preenchimento do cargo em questão.
O Comitê será presidido por Roberto Salmeron, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-França), e tem ainda como membros os professores Celso Pinto de Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aquilino Senra Martinez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cecil Chow Robilotta, da Universidade de São Paulo (USP), e Herman Chaimovich Guralnik, da Academia Brasileira de Ciência (ABC).
Poderão se candidatar para o cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos seguintes requisitos básicos: título de doutor; competência profissional reconhecida na área nuclear ou em áreas correlatas; visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os diferentes institutos da CNEN; visão de futuro para a instituição, empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País e na participação da CNEN no cenário técnico científico nacional, no âmbito do Programa Nuclear Brasileiro, e no cenário internacional; comprometimento com as iniciativas de expansão das atividades nucleares no País, incluindo a construção de novas usinas, expansão das aplicações nucleares e aprimoramento das ações de segurança e controle; capacidade de tratar questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com a área nuclear, áreas correlatas com a CNEN; experiência em cooperação nacional e internacional; desembaraço para tratar questões nucleares ligadas a relações internacionais bilaterais e multilaterais; e motivação para enfrentar novos desafios.
As cartas de inscrição para o cargo – acompanhadas de curriculum vitae do candidato e de um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro para a área nuclear brasileira – devem ser enviadas até o dia 29 de outubro de 2007 para o endereço abaixo:
Prof. Dr. Roberto Salmeron – presidente do Comitê de Busca para a DPD-Cnen, aos cuidados da Presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Rua General Severiano, 90, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22290-901).
O processo seletivo incluirá uma apresentação e uma entrevista oral de candidatos previamente selecionados pelo Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MCT



























