Atividades comemoram o 34º aniversário da independência de Guiné-Bissau

Fotos: Agência Foto Jornalismo UFSC/ Laura Toledo
Hoje (24/9), às 14h, o professor Maurício Serva ministra uma palestra sobre o tema Responsabilidade Sócio-Ambiental no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da UFSC. A apresentação também vai enfocar alguns aspectos da Guiné, como a cultura, a política e a economia.
No último sábado foram realizadas atividades esportivas na UFSC durante o período da manhã e uma festa de confraternização com dança e comida típicas de países africanos à noite no salão de festas da Sociedade Novo Horizonte, próximo à Polícia Federal, na Agronômica. A festa reuniu cerca de 250 pessoas, muitas vindas de outras cidades, como Balneário Camboriú e Joinville.
De acordo com Almame Embalo, da comissão organizadora dos eventos, as atividades objetivam comemorar a independência do país e juntar a comunidade guineense que vive em Santa Catarina. O aniversário da independência é comemorado hoje, dia 24 de setembro.
Guiné-Bissau, cuja capital é Bissau, tem 1,5 milhões de habitantes e está localizada na costa ocidental da África. O país foi colonizado por Portugal e o idioma oficial é o português. Em 1974, Guiné tornou-se a primeira colônia lusitana independente, mas já havia expulsado os portugueses do governo e declarado sua independência um ano antes.
No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses depois da revolução de abril de 1974, em Portugal, a chamada Revolução dos Cravos. A independência do país foi conquistada graças à guerrilha do Partido Africano, fundado por Amílcar Lopes Cabral, herói da libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde.
Setembro é um mês marcante para os guineenses, não só pelo aniversário de independência do país, mas também pelo nascimento de Amílcar Cabral. Ele foi assassinado em 1973, mesmo ano da independência para os guineenses.
Além de realizar eventos comemorativos, a associação dá aulas de culinária e informática para comunidades carentes e se reúne de 15 em 15 dias para discutir a criação de novos projetos.
Mais informações através dos telefones 9606-8916, 9928-4214 e 9994-1673.
Jéssica Lipinski/Bolsista de Jornalismo da Agecom