Arrasta Ilha e Duo Sonoroso no Projeto 12:30 desta semana na UFSC
Quarta-feira, dia 12, é a vez do Arrasta Ilha animar a comunidade universitária às 12:30, executando as batidas vigorosas do Maracatu na Concha Acústica da UFSC. Quem reside perto da universidade ou já freqüentou o campus num domingo, certamente escutou os ensaios deste grupo, composto por cerca de 20 músicos. O ritmo revela também um pouco do objetivo do Arrasta Ilha: conhecer as manifestações culturais do Brasil e de Santa Catarina. Desta forma, eles trazem ao Projeto 12:30 um som com diversas influências regionais, resultando no chamado “Maracaboi”, mistura do nordestino Maracatu com o ilhéu Boi de Mamão.
Duo Sonoroso no Projeto 12:30 Acústico
Na quinta-feira, dia 13, o Projeto 12:30 Acústico propõe uma sonoridade mais intimista, com o “Duo Sonoroso”. A apresentação se dará na Igrejinha da UFSC, ao lado do Teatro da universidade, a partir das 12h30. Formado pela flautista Marina Bastos e a pianista Carla Pronsato, a união surgiu em 2004, após um encontro entre ambas numa oficina do Festival de Música de Itajaí. Desde então o duo vem se apresentando em diversos locais de Florianópolis, como o Teatro da Ubro e SESC Prainha. Recentemente tiveram a oportunidade de tocar na “Semana do Choro” em Curitiba e na 10ª edição do Festival de Música de Itajaí, realizado na semana passada.
Com um repertório que inclui composições do tradicional ao atual universo da música instrumental brasileira, o duo adapta à sua formação músicas de Pixinguinha, Maurício Carrilho, Luciana Rabello, Benjamim Taubkin, Egberto Gismonti e Radamés Gnattali.
Marina Beraldo Bastos é estudante do curso de Música da UDESC; atua como flautista nos grupos “Poré Poré” e “Bendito Fruto”, como cantora no “Polyphonia Khoros” e como professora na Compasso Aberto – Escola Livre de Música. No ano passado atuou como flautista e assistente de direção musical no projeto “Ampliação e Consolidação da Banda Compasso Aberto” contemplado pelo programa Petrobrás Cultural.
Carla Pronsato é Bacharel em Piano pela UDESC; seu trabalho atual caracteriza-se pela pesquisa de música brasileira e pela experiência em vários tipos de formação: solo, duos, trios, quartetos; também desenvolve um trabalho como professora na Escola Livre de Música Compasso Aberto.
O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e apresenta semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC ou no auditório do Centro de Convivência (com apoio da PRAE), atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.
Artistas ou grupos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br
SERVIÇO 1:
O QUE: Dança e música com o grupo de maracatu Arrasta Ilha
ONDE: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC
QUANDO: 12 de setembro, quarta-feira, às 12h30min
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
PROGRAMA: Maracatu, Boi de Mamão
CONTATO: luhenrique@gmail.com
SERVIÇO 2:
O QUE: Duo Sonoroso (piano e flauta transversal)
ONDE: Projeto 12:30 Acústico, na Igrejinha da UFSC
QUANDO: 13 de setembro, quinta-feira, às 12h30min
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
PROGRAMA: Música instrumental brasileira
CONTATO: marinaberaldo@hotmail.com
Fonte: Manfred Matos – aluno bolsista de Extensão – Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30 – DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC – (48) 3721-9348 / 3721-9447 – www.dac.ufsc.br