Seminário Políticas do Anacronismo na UFSC
Tendo como proposta discutir com profundidade as questões propostas pelos cursos “Políticas do Anacronismo”, ministrado pelo professor Raúl Antelo, e “O efeito barroco”, ministrado pela professora Susana Scramim, serão apresentados e discutidos no seminário “Políticas do Anacronismo” os textos produzidos por alunos e professores envolvidos nos dois cursos ao longo das aulas e das leituras de aprofundamento. O evento acontece na sala 405, Blobo B, Centro de Comunicação e Expressão e é aberto ao público.
Programação
Dia 6 de agosto
Matutino
9h – Abertura: Conferência com a professora Ana Porrúa (Universidad Nacional de Mar del Plata/CONICET). “Contra el exceso: lecturas del modernismo y el neobarroco en la Argentina”.
10h – Mesa com “Motivos de assombração e ruína: Murilo Mendes e Ouro Preto”,de George Luiz França, e “Política do tempo e erotismo em ‘Madona e bambino’: o corpo imagético em Flávio de Carvalho”, de Ana Maria Alves de Souza.
11h – Mesa com “A circularidade da elipse – Haroldo de Campos e seus demônios”, de Diego Cervelin, e “Voz, artifício, instituição: uma biografia acéfala de Alessandro Moreschi, o último castrato, a partir de Severo Sarduy (isto é, máscara, simulacro, transgressão)”, de Rodrigo Lopes.
Vespertino
14h Mesa com “Roda dos expostos: um círculo alegórico”, de Rosane Porto, e “‘Catatau’, de Paulo Leminski, e o simbolismo paranaense: dois corpos estranhos, uma questão anacrônica”, de Caio Moreira.
15h – Mesa com “O cheiro da morte: a alegoria da flor”, de Elisa Helena Tonon, e “O que é o pensamento do presente?”, de Flávia Vicenzi.
Intervalo (15 minutos)
16h30min – “Time is a tyranny to be abolished”, com Raúl Antelo.
_____________________________________________________
Dia 7 de agosto -terça-feira
Matutino
9h – “Abaixo o Dedo de Deus e os Números Redondos: Performance Surrealista e Escritura do Presente”, com a professora Professora Rita Lenira de Freitas Bittencourt do Departamento de Filologia, Lingüística e Teoria Literária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Intervalo (15 minutos)
10h – “Escuridão no fim da luz: o Cristo proibido e outros cristos”, de Fátima Lima, “Prótese e enxerto – Problemas de substituição”, de Ana Lucia Vilela, e “Uma condição periférico-centro-marginal”, de Laíse Ribas Bastos.
11h “Poesia do presente ou a experiência do fazer-se coisa”, com Susana Scramim.
Informações: 3721-9582