Reitoria da UFSC apresenta proposta e estudantes realizam nova assembléia
Em mais uma rodada exaustiva de negociações com o grupo de estudantes que ocupa o prédio da Reitoria, a Administração da UFSC apresentou alternativas concretas dentro do leque de reivindicações.
Os pontos de compromisso assumidos pelo reitor Lúcio José Botelho serão analisados pelos alunos em assembléia-geral ainda hoje (28/8), a partir de 20h, no hall da Reitoria. A decisão será oficialmente comunicada amanhã cedo pelo movimento à pró-reitora de Assuntos Estudantis, Corina Espíndola. Os próximos passos, dependendo do resultado da assembléia, serão decididos pela Administração da UFSC com base nessa posição.
O reitor assinalou que esgotou os limites possíveis dentro de um processo de negociação democrático.
Seguem abaixo os pontos de compromisso apresentados pelo reitor Lúcio José Botelho à comissão representativa do grupo de ocupação:
1- Trazer representante do MEC para discutir a contratação de professor efetivo e a portaria que trata de contratação de professor equivalente.
2- Apoiar iniciativas que visem à contratação de professores efetivos e servidores técnico-administrativos.
3- Ratificar contratos imediatos somente para professores substitutos.
4- Ratificar revisão permanente da matriz.
5- Licitar e iniciar as obras do novo módulo da Moradia Estudantil com base na participação dos estudantes na discussão do projeto, com recursos do Plano de Assistência Estudantil (PAE), ainda no mandato atual.
6- Criar um comitê gestor do PAE, com participação estudantil.
7- Implementar imediatamente as comissões de unidades para implementar a Bolsa Permanência (atentar para a regra de transição)
8- Continuar com a posição crítica em relação ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e ampliar os espaços de discussão interna, com todos os segmentos.
9- Realizar a reforma da cozinha, para melhorar a infra-estrutura do RU e gerar possibilidade de ampliação.
10- Não gerar qualquer processo administrativo com referência a atual ocupação.
11- Propor a paridade da representação estudantil na comissão para definição da política de bibliotecas.