Reitor da Universidade de Leiden visita a UFSC nos dias 16 e 17 de agosto
Nos próximos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira da semana próxima, a UFSC receberá, em visita oficial, o reitor da Universidade de Leiden (Holanda).
É a primeira vez que um reitor dessa Universidade, com a qual a UFSC mantém um convênio de cooperação há seis anos, visitará o campus. A visita é restrita, com exclusividade, à UFSC, em função da produtividade dos intercâmbios. O professor Ton van Haaften será acompanhado, pela professora Marianne Wiesebron, coordenadora do convênio pela parte holandesa, e pela professora Luz Rodriguez, catedrática de Estudos Latino-americanos da Universidade de Leiden.
A Universidade é a mais antiga das universidades holandesas, fundada por Guilherme de Orange em 1575. Acolheu, em suas escolas, em função da sua tradicional liberalidade de pensamento, filósofos como Spinoza e Descartes. O botânico e químico Herman Boerhaave, pioneiro, na Europa, na utilização de plantas medicinais, algumas das quais recolhidas no Brasil, lecionou em Leiden.
A Universidade integra a League of European Research Universities (LERU), junto a instituições de renome, como Cambridge, Heidelberg, Leuven, Oxford ou o University College, de Londres. Desde 2001, ela mantém um estreito programa de convênio e cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Como fruto dessa colaboração, será lançado, na quinta-feira, dia 16, às 19h, na Livraria Livros & Livros, rua Jerônimo Coelho, 215, Centro, o livro Pós-Crítica, organizado por Maria Lúcia Barros Camargo e Raúl Antelo, editado pela Letras Contemporâneas, com apoio da UFSC.
O livro reúne o material apresentado no último colóquio de cooperação entre a UFSC e a Universidade de Leiden, em dezembro de 2006.
Informações com o professor Raúl Antelo: antelo@iaccess.com.br























