Educação e Mídias é matéria optativa para o curso de Pedagogia e licenciaturas da UFSC
Em função da greve dos servidores técnico-administrativos, a nova disciplina MEN 5109 – Educação e Mídias não entrou na lista da matricula deste semestre.
Educação e Mídias é uma disciplina optativa do curso de Pedagogia, sem pré-requisitos e destinada a alunos de todas as licenciaturas da UFSC. A matrícula pode ser efetivada até o dia 17 de agosto, na Secretaria do Curso.
É uma boa disciplina, por exemplo, para acompanhar o estágio.
Tem uma parte inicial teórica sobre comunicação e educação com ênfase na formação do professor para a linguagem audiovisual mas se propõe a ser bem pratica e com muita discussão de exemplos concretos e reais e produção de uso das mídias na sala de aula.
As aulas vão acontecer às quintas-feiras, das 8h20min às 12h, na Sala 601, do CED.
*EMENTA* – Sociedade, educação e tecnologia. A cultura midiática e as mediações na escola e nos processos educacionais. Formação de professores para uso e estudo das mídias no cotidiano escolar. Descrição das mídias, da linguagem audiovisual e hipermidiática e narrativas híbridas a partir de suas características, limitações e possibilidades no apoio ao ensino e aprendizagem. Processos de produção das mídias na educação presencial e a distância.
*OBJETIVO GERAL:* Desenvolver a reflexão crítica sobre a integração das mídias nos processos educacionais, presenciais e a distância.