Autoridade européia em águas subterrâneas profere palestra em Florianópolis

03/08/2007 15:49

Profundo conhecedor das questões legais que envolvem a exploração de águas subterrâneas, o pesquisador e jurista da Universidade de Sevilha, Espanha, Álvaro Sanchez Bravo, profere na segunda-feira, dia 6, às 16 horas, uma palestra no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC (Fapesc). A iniciativa é dos pesquisadores e coordenadores que integram o megaprojeto de pesquisa sobre a preservação e uso sustentável das águas do Sistema Integrado Aqüífero Guarani-Serra Geral, que representa o maior reservatório de água doce do mundo.

O megaprojeto, contemplado com recursos através de emendas orçamentárias, tem caráter interinstitucional e multidisciplinar. Além da UFSC, Uniplac, Unoesc e fundações (Fapesc, José Boiteux, Fundagro, etc), o megaprojeto conta com o apoio do Governo do Estado, Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, do Governo Federal, da Agência Nacional de Águas (ANA) e dos Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia. A Rede Guarani-Serra Geral também envolve os Governos, as fundações de apoio à pesquisa e universidades dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que são beneficiados pelos aqüíferos.

Informações sobre a palestra com Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária (48- 9931 0777), da coordenadora de projetos, Márcia Hoeltgebaun (9931 0770), Luz Fernando Scheibe (coordenador técnico do projeto, 48-9963 7208), professora Fátima Wolkmer (coordenadora geral, 9616 4325), ou com a secretária do projeto, Adriana (9914 6813).