Professor da UFSC recebe Prêmio Scopus 2007
A Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/ MEC), divulga na segunda-feira, 6/8, o resultado da segunda edição do Prêmio Scopus Brasil. A premiação é direcionada a pesquisadores brasileiros com significativa produção científica. A cerimônia de entrega será realizada a partir das 20h, no Espaço Patu Anú Parkway, em Brasília (DF).
Serão homenageados 15 pesquisadores brasileiros que apresentam produção de elevado destaque e excelência retratada na base de dados Scopus, e que contribuem para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Entre eles está o professor João Batista Calixto, do Departamento de Farmacologia da UFSC, que será homenageado em função do número de citações internacionais e das teses orientadas.
Calixto é professor titular de Farmacologia na UFSC, pesquisador nível IA do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi um dos fundadores do Departamento de Farmacologia e também do Curso de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC.
O pesquisador participa de comitês assessores nas principais agências de fomentos à pesquisa do Brasil e do exterior, sendo atualmente membro do comitê Gestor do Fundo Setorial de Biotecnologia. Além disso, faz parte do corpo editorial de revistas internacionais e participa como assessor de revistas científicas internacionais na área de Farmacologia. Atualmente é editor do Brazilian Journal of Medical and Biological Research.
Entre suas áreas de pesquisa estão dor; inflamação; estudo de princípios ativos de plantas e estudo do mecanismo de ação de drogas na musculatura lisa vascular e não vascular. O professor possui mais de 320 trabalhos publicados, na grande maioria (mais de 90%) em revistas científicas internacionais. Já orientou mais de 50 estudantes de iniciação científica, mais 50 alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e 10 estudantes em nível de pós-doutorado.
Nos últimos anos vem também trabalhando em colaboração com a indústria farmacêutica nacional e internacional, visando o estudo de novos medicamentos tanto na área de plantas como de produtos sintéticos.
Possui várias patentes no Brasil e no exterior. Em conjunto com sua equipe, o professor participou do desenvolvimento do primeiro antiinflamatório fitoterápico nacional. Lançado no mercado em 2005, o Acheflan, comercializado pela Laboratório Aché, foi concebido para ser usado em dores crônicas, em músculos da face ou em tendinites. O medicamento é feito a base de uma planta da Mata Atlântica – a erva-baleeira ou Maria milagrosa. Atualmente o produto Acheflan é o mais prescrito pela classe médica brasileira entre os antiinflamatórios de uso tópico.
Em junho de 2007 a UFSC assinou acordo de cooperação com a Natura (líder do mercado nacional de cosméticos), para o desenvolvimento de um novo produto inovador na área de cosméticos, mas também com utilização na área farmacêutica. Esse trabalho é coordenado pelo professor João Batista Calixto. O projeto é co-financiado pela Finep e Natura, sendo o convênio firmado com a Feesc. O produto será lancado no mercado até o final de 2007, e a UFSC irá receber, pela primeira vez, pagamentos royalties pelo seu licenciamento.
Em 2006, Calixto recebeu o Prêmio Finep de Inovacao da Regiao Sul, que foi entregue no Palácio do Planalto, em Brasilia, pelo presidente da república.
O Prêmio Scopus
A premiação será realizada também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas. Os premiados são selecionados de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de publicações na base Scopus no período de dez anos (1997 – 2006), pelo número de
citações por outros pesquisadores e, no caso do Brasil, considerando também o número de orientandos de cada pesquisador, de acordo com dados da Capes.
As categorias agraciadas são ciências ambientais e agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências sociais, humanas, lingüística e letras. Nesta segunda edição do Prêmio, foi criada a categoria Novo Destaque na Ciência, para premiar pesquisadores que despontam como importantes produtores de conhecimento científico. Este ano, a cerimônia ocorrerá na abertura oficial da Avaliação Trienal da Capes, que ocorre de 6 a 23 de agosto, com a presença de 300 professores e pesquisadores.
O Scopus é uma rápida e abrangente ferramenta de navegação para a literatura científica mundial. Sua base de dados contém resumos e referências de mais de 15 mil títulos científicos, técnicos e médicos de 4 mil editoras, garantindo ampla cobertura interdisciplinar e internacional. Scopus também integra buscas em patentes e 280 milhões de páginas de conteúdo científico da internet.
Análise de citações de todos os artigos e informações detalhadas de todos os autores, incluindo o seu índice H, fazem da base Scopus, uma ferramenta fundamental para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica. Para mais informações visite www.info.scopus.com
A Editora ELSEVIER é líder de mercado em produtos e serviços de informação científica, técnica e médica. Trabalhando em conjunto com as comunidades científicas e médicas de todo o mundo, os 7 mil funcionários da Elsevier espalhados por 70 escritórios em todo o mundo são responsáveis pela publicação de mais de 2 mil periódicos e 1.900 novos livros por ano, além de seus inovadores produtos
eletrônicos, como o Scopus e o Science Direct.
Arley Reis, da Agecom, com informações de Aline Pontes e Carla Baptista
PLANO 1 – Planejamento em Comunicação
Mais informações na UFSC: Tel: 48-3721 9491- R. 229, calixto@farmaco.ufsc.br
Sobre o Prêmio: Tel.: (21) 2256-4347 * (21) 8741-5991
aline@plano1comunicacao.com.br
carlab@plano1comunicacao.com.br