Marco Antonio Raupp é o novo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
O vencedor do pleito teve 544 votos contra 529 de seu concorrente – 15 votos de diferença. Votaram ao todo 1.105 sócios
O número de sócios quites habilitados a votar era superior a 2.200. Como se recorda, o primeiro turno de votação terminou empatado na disputa para o cargo de presidente da SBPC. Daí a convocação deste segundo turno, agora realizado.
A Comissão Eleitoral da SBPC, presidida por João Cláudio Todorov, emitiu a seguinte nota com o resultado oficial da votação:
“Resultado das Eleições para a Presidência da SBPC
(Biênio 2007-2009) – 2º turno
A Comissão Eleitoral, reunida no dia 5 de julho de 2007, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, com a presença dos membros Professores João Cláudio Todorov (Presidente), Gizélia Vieira dos Santos, Marcelo Siqueira Ridenti, Maria Stela Grossi Porto e Suzana Salem Vasconcelos (o prof. Carlos Alexandre Netto justificou a ausência), procedeu à apuração dos 1105 votos (1103 via Internet e 2 via correio) tendo sido obtidos os seguintes resultados.
Votos para o cargo de Presidente:
Marco Antônio Raupp – 544 votos
Renato Sérgio Balão Cordeiro – 529 votos
Brancos – 18
Nulos – 14
São Paulo, 5 de julho de 2007
João Cláudio Todorov (Presidente)
Gizélia Vieira dos Santos
Maria Stela Grossi Porto
Suzana Salem Vasconcelos
Marcelo Siqueira Ridenti“
Assim que soube do resultado, o “JC e-mail” entrou em contato com o presidente eleito Marco Antonio Raupp, que nos prestou a seguinte declaração:
“Recebo com alegria e humildade a notícia de minha eleição e quero declarar que estou inteiramente comprometido com a continuidade dos projetos da SBPC e com as novas propostas formuladas durante a campanha eleitoral.
Congratulo-me com todos, inclusive com o candidato Renato Balão Cordeiro, que muito contribuíram para o êxito deste pleito.
A partir de agora, sou o presidente de todos os sócios da SBPC e todos podem contar comigo. Vamos todos trabalhar juntos.”
Marco Antônio Raupp, junto com os demais membros da diretoria eleitos este ano, serão empossados na Assembléia Geral Ordinária da SBPC, na próxima quinta-feira, durante a 59ª Reunião Anual da entidade, em Belém do Pará, no Centro de Convenções do Amazonas.
A nova diretoria da SBPC estará assim constituída:
Presidente: Marco Antônio Raupp;
Vice-presidentes: Helena Bonciani Nader e Otávio G. Cardoso Alves Velho;
Secretário Geral: Aldo Malavasi;
Secretários: Vera M. F. A. Val, Dante A. C. Barone e Rute Maria Gonçalves de Andrade;
Tesoureiro: José Raimundo Coelho
2ª Tesoureira: Lisbeth Kaiselian Cordani
Dados biográficos e acadêmicos
Marco Antônio Raupp
Gaúcho, nascido em 1938 na cidade de Cachoeira do Sul. É Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1961);
Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada do CNPq (1966); Doctor of Philosophy pela Universidade de Chicago, USA (1971);
Livre Docente pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1994). Sua atuação científica concentra-se nas áreas de Análise Numérica de Equações Diferenciais e Matemática Aplicada às Ciências da Engenharia, tendo publicado ao longo da carreira cerca de vinte trabalhos científicos originais, autorado seis livros e orientado cinco teses de doutorado e duas de mestrado.
Pertence a várias Sociedades Científicas e Academias, nas quais já ocupou posição de presidente , vice-presidente e conselheiro, tais como: SBM, SBMAC, SBPC e International Academy of Astronautics – IAA.
Ocupou e ocupa diversos cargos na carreira acadêmica, como professor pesquisador, bem como na carreira administrativa onde foi diretor geral do Inpe, Diretor Geral do Instituto Politécnico do RJ (IPRJ), diretor científico da Centro de Matemática e Computação Aplicados (Cemcap do IME-USP), diretor geral da Fundação Parque de Alta Tecnologia de Petrópolis (Funpat); diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e atualmente dirige o projeto Parque Tecnológico de SP, em São José dos Campos.
Fonte: Jornal da Ciência / JC e-mail 3299, de 5 de Julho de 2007.
























