Lançamento do livro “Unidades de Conservação: Gestão e Conflitos” acontece nesta sexta-feira
Na semana em que novos desdobramentos da operação “Moeda Verde” são apresentados à população, a publicação de um trabalho do Grupo de Pesquisa em Gestão do Espaço (GrupoGE), do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, traz a oportunidade de aprofundar o debate. O lançamento do livro “Unidades de Conservação: Gestão e Conflitos”, organizado pelas pesquisadoras Dora Orth e Emiliana Debetir, acontecerá na sexta-feira, 13 de julho, às 19h, na ante-sala do hall da reitoria.
Em seis capítulos, dez pesquisadores de diferentes regiões e especialidades dividem as suas experiências na área de gestão ambiental. “Eles têm formações multidisciplinares e atuações interdisciplinares, em coerência com a natureza multifacetada do tema unidades de conservação”, explica Orth na apresentação do livro. “O objetivo é oportunizar uma alternativa de repasse desses conhecimentos à sociedade, para que se possam aplicá-los na gestão de seu território”, resume.
O GrupoGE começou a estudar os espaços de preservação ambiental em 2000, mas foi durante os anos de 2004 e 2005 que esse passou a ser o principal tema tratado pelo grupo. A base de atuação foi a pesquisa “Metodologia de delimitação de unidades de conservação da Ilha de Santa Catarina: uma contribuição à gestão ambiental”. Financiada pela Celesc, em parceria com a UFSC, a pesquisa permitiu que o grupo entrasse em contato com o universo de pesquisadores atuantes no país, assim como com as principais publicações existentes, permitindo que o grupo reunisse as condições necessárias à organização e publicação do livro.
“Unidades de Conservação: Gestão e Conflitos” é a primeira publicação da Coleção GrupoGE, que pretende divulgar os principais resultados das pesquisas executadas pelo grupo. A coleção contará com publicações em diferentes formatos e abordará temas como áreas naturais protegidas, áreas de risco e geotecnologias.
Mais informações:
Emiliana Debetir – 48 3721-7765 ou 48 9622-0223
Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom