HU inaugura obras nos serviços de Nutrição e Dietética e Anatomia Patológica

25/07/2007 14:14

Nutrição e Dietética: melhorias também no refeitório

Nutrição e Dietética: melhorias também no refeitório

O Hospital Universitário da UFSC entregou nesta quarta-feira as reformas e ampliações do Serviço de Nutrição e Dietética e do Serviço de Anatomia Patológica, que vão melhorar a qualidade do atendimento ao público, formado integralmente por pacientes conveniados ao SUS, e o suporte aos estudantes dos cursos da área da saúde na Universidade. Na próxima segunda-feira, dia 30, será a vez da inauguração do Serviço de Emergência e Cirurgia Ambulatorial, que passará a utilizar procedimentos mais modernos e internacionalmente recomendados para o atendimento aos usuários do hospital.

As obras na Nutrição e Dietética foram realizadas sem a paralisação das atividades do setor, que responde pela alimentação de todos os pacientes internados na casa de saúde. Houve melhorias no refeitório e no sistema de armazenamento de alimentos, modernização dos equipamentos e obras físicas nas diferentes salas e ambientes, permitindo também que os alunos do curso de Nutrição encontrem ali as condições ideais para desenvolver seus estudos e pesquisas.

No Serviço de Anatomia Patológica houve reformas das salas, aquisição de equipamentos (como o laboratório de imuno-histoquímica, que realiza diagnósticos sofisticados de várias doenças) e a criação de condições para a realização de transplantes, uma novidade no Hospital Universitário. “Até 2012, atingiremos o nível 3 nos critérios da Organização Nacional de Acreditação, a ONA”, anunciou o diretor do HU, Carlos Alberto Justo da Silva, informando que outros nove setores estão em obras, sempre com o objetivo de tornar o hospital uma referência no País, alcançando padrões internacionais em itens como infecção, mortalidade, tempo de permanência e taxa de ocupação dos leitos existentes.

Anatomia Patológica ganhou novos equipamentos

Anatomia Patológica ganhou novos equipamentos

O reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, afirmou que as melhorias resultam da conjugação de forças de várias instâncias e setores e de um projeto que aposta no “crescimento com humanização”. Ele e o diretor destacaram que, além da participação do governo do Estado, a Associação de Amigos do Hospital Universitário (AAHU) teve papel importante na reforma, porque facilitou a compra de equipamentos com recursos levantados em diversos leilões de produtos apreendidos pela Receita Federal.

O hospital tem 300 leitos, atende a quase 350 mil pessoas por ano e ostenta um índice de qualidade referenciado pelo Ministério da Saúde. Cerca de 60% de seus pacientes são da Grande Florianópolis, e os demais vêm das outras regiões de Santa Catarina, que encontram ali a qualidade de atendimento, equipamentos e pessoal que conduziu o HU à condição de melhor hospital universitário do Brasil.

Mais informações com o diretor do Hospital Universitário, Carlos Alberto Justo da Silva, pelos telefones (48) 3721-9163 e 3721-9164.

Por Paulo Clóvis Schmitz – Jornalista na Agecom