Grupo musical “Flôr de Bambú” se apresenta nesta quinta-feira no Projeto 12:30 Acústico

04/07/2007 18:43

Formado pela cantora Karine Fogiel, o violonista Álvaro Fausane e o percussionista Derek Dellardi, o “Flôr de Bambú” surgiu de forma natural, sem planejamento prévio. Hoje conta com uma proposta que não se atém estritamente à música, usando-a como meio para resgatar e valorizar a cultura brasileira. A formação básica, com violão, percussão e voz é geralmente acompanhada por um flautista ou um cavaquinista, o que ajuda a caracterizar ainda mais o conjunto sonoro almejado.

Em dias de pouca atenção às raízes da Música Popular Brasileira por parte do grande público, é gratificante ver o grupo incluir em seu repertório nomes como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Cartola, Clara Nunes, Tereza Cristina, Nelson do Cavaquinho e Adoniran. Além de homenagear estes e outros mestres nacionais, o “Flôr de Bambú” executa composições próprias, que estarão incluídas também em seu CD, previsto para ser lançado em 2008.

Cantora, compositora e violonista, a mineira Karine Fogiel iniciou sua carreira artística em 1997, quando começou a cantar e tocar suas primeiras composições. Artista eclética, foi influenciada pela MPB, Pop, Rock, Samba, Bossa-nova, Maxixe e Choro. Acompanhou o guitarrista Terence Hansen com composições próprias no Dragonfly Café e também no Blue Katz em Salt Lake City – EUA. Em 2006 veio para Florianópolis, onde já teve a oportunidade de se apresentar em vários bares, como o “Jinga Bar” e o “Café Matisse” em parceria com violonistas como André Maia, Reizinho e Fábio Classo. Atualmente Karine Fogiel tem dedicado maior parte do seu tempo como cantora e idealizadora do Grupo “Flôr de Bambú”.

Álvaro Fausane é cavaquinista, cantor e compositor, nascido no interior de São Paulo, morador da Ilha de Santa Catarina desde 2002. É um dos fundadores do Grupo “Molho Madêra”, atuando também no Grupo “Flôr de Bambú” como violonista e cantor. Participou de oficinas de choro e prática em conjunto com Mauricio Carrilio e Mário Seve. Autodidata no cavaquinho, teve como base estudos realizados no violão e guitarra com o professor Jairo Eduardo. É freqüentador e motivador das rodas de samba e choro de Florianópolis.

Natural de Brasília, o percussionista e pandeirista Derek Dellardi têm oito anos de carreira. Estudou pandeiro na Escola de Choro “Raphael de Rabello” e tem influências do Reggae, Choro, MPB, Samba e Rock. Além de ser integrante do Grupo “Flôr de Bambú”, apresenta-se com a banda de samba-rock “Pedra Lascada” e também faz parceria com o Grupo “Molho Madêra”.

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e apresenta semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC ou no auditório do Centro de Convivência, atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.

A realização do Projeto 12:30 Acústico no Centro de Convivência é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSC.

Artistas interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUE: Show com o grupo Flôr de Bambú

ONDE: Projeto 12:30, no auditório do Centro de Convivência

QUANDO: 5 de julho de 2007, quinta-feira, às 12h30min

QUANTO: Gratuito e aberto ao público

PROGRAMA: MPB, Samba, Choro

CONTATO: Karine Vogiel – karinefogiel@yahoo.com.br

Fonte: Manfred Matos – aluno bolsista de Extensão – com informações do grupo Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30 – DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC – (48) 3721-9348 / 3721-9447 www.dac.ufsc.br