Emergência do Hospital Universitário será reaberta segunda-feira
Fechado desde março para reformas que vão melhorar a qualidade do atendimento, o Serviço de Emergência e Cirurgia Ambulatorial do Hospital Universitário da UFSC será reaberto segunda-feira, dia 30, às 11h. Além das obras físicas, a intervenção teve o objetivo de implantar um novo conceito de gestão na emergência, focado na humanização e em padrões internacionalmente recomendáveis de atendimento ambulatorial. A partir de agora, o critério da ordem de chegada será substituído pela avaliação de risco de cada paciente. A emergência atende cerca de 11 mil pessoas por mês e envolve 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros e funcionários técnico-administrativos. Ao todo, o hospital tem 300 leitos e atende a quase 350 mil pessoas por ano.
Pelo novo modelo de atendimento, o paciente será encaminhado a áreas de espera distintas para análise de seu quadro clínico. Se chegar com indícios de parada cardio-respiratória ou com elevação anormal da pressão arterial, por exemplo, ele será conduzido à ala vermelha para os procedimentos de urgência necessários. Casos menos graves irão para a área verde, onde aguardam entre 10 minutos e uma hora até serem encaminhados para as unidades responsáveis pelas medidas indicadas a cada situação.
“A nova emergência foi desenhada de forma a melhorar os resultados e aumentar a capacidade de internação”, diz o diretor do HU, Carlos Alberto Justo da Silva. Uma nova entrada foi construída, e os funcionários e monitores foram treinados para dar mais agilidade ao atendimento. Além disso, haverá uma interligação com todas as emergências da cidade, para não sobrecarregar nenhuma delas, em casos extremos.
Obras em outros setores
O Hospital Universitário inaugurou na última quarta-feira as reformas e ampliações do Serviço de Nutrição e Dietética e do Serviço de Anatomia Patológica, que vão melhorar a qualidade do atendimento ao público, formado integralmente por pacientes conveniados ao SUS, e o suporte aos estudantes dos cursos da área da saúde na Universidade. Na Nutrição e Dietética, houve melhorias no refeitório e no sistema de armazenamento de alimentos, modernização dos equipamentos e obras físicas nas diferentes salas e ambientes.
No Serviço de Anatomia Patológica houve reformas das salas, aquisição de equipamentos (como o laboratório de imuno-histoquímica, que realiza diagnósticos sofisticados de várias doenças) e a criação de condições para a realização de transplantes, uma novidade no Hospital Universitário. “Até 2012, atingiremos o nível 3, o mais elevado nos critérios da Organização Nacional de Acreditação, a ONA”, anunciou o diretor Carlos Alberto Justo da Silva, informando que outros nove setores estão em obras no HU.
Mais informações com o diretor do Hospital Universitário, Carlos Alberto Justo da Silva, pelos telefones (48) 3721-9163 e 3721-9164.