Artigo do reitor faz defesa da Fundação do Ensino e Engenharia de SC
Fortalecer a FEESC
Instituída em 1966, há mais de quatro décadas a Fundação do Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) tem sido a ponte que une a UFSC, em especial o Centro Tecnológico (CTC), a empresas e agências de fomento nacionais e internacionais. A Fundação, no decorrer desses anos, tornou-se elemento fundamental para o destaque e a excelência que a área tecnológica alcançou na UFSC e em Santa Catarina.
O Ensino, a Pesquisa e a Extensão tecnológica alimentam-se, além do saber científico, da interação com o setor industrial, suprindo suas necessidades permanentes de inovação. Centenas de empresas brasileiras já desenvolveram projetos de pesquisa inovadores em parceria com a FEESC, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade catarinense e brasileira, ao gerar emprego e renda para milhares de pessoas.
A maioria dos laboratórios de ensino e pesquisa do Centro Tecnológico da UFSC mantém equipamentos, pessoal e processos tecnologicamente atualizados em decorrência desses projetos. Milhares de alunos de graduação e pós-graduação foram e continuam sendo beneficiados com bolsa ao participarem dessas atividades de pesquisa, o que, em muitos casos, ajudou a viabilizar seus estudos. A grande contribuição é a formação de profissionais enriquecidos com conhecimento, que se tornam preferidos no mercado de trabalho brasileiro.
A recente intervenção judicial provocada por ação do Ministério Público Estadual e baseada em questões fiscais – que já estavam sendo sanadas pela Diretoria –, apontadas por auditoria da Receita Previdenciária, colocou a FEESC na mídia. Receamos que a repercussão das notícias possa prejudicar de forma irreversível a credibilidade dessa instituição junto à comunidade industrial brasileira e aos órgãos financiadores, comprometendo um trabalho árduo, sério e dedicado de muitos pesquisadores ao longo de 40 anos. É muito importante que a sociedade catarinense e brasileira continue acreditando e reconhecendo a importância da FEESC e nos ajudando a construí-la e aperfeiçoá-la.
Lúcio José Botelho
Reitor da UFSC
























