Três cursos da UFSC obtêm nota 5 na prova do Enade

04/06/2007 14:30

Foram três os cursos da Universidade Federal de Santa Catarina – Administração, Comunicação Social/Jornalismo e Secretariado Executivo – que receberam nota máxima (5) pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) relativo ao ano de 2006, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação. Levando em conta que a UFSC foi avaliada em apenas nove cursos (dos 66 existentes), o desempenho foi considerando excelente pelo reitor Lúcio Botelho e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Marcos Laffin. Os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia obtiveram nota 4 na mesma avaliação.

“Além de comemorar o bom resultado, é preciso encarar esse fato pela perspectiva da importância da continuidade da avaliação”, diz o reitor da UFSC. “Se temos um sistema de pós-graduação consagrado é porque a avaliação está funcionando e se mostrando absolutamente necessária. Ela não tem caráter punitivo, mas ajuda a balizar os caminhos e melhorar o desempenho das universidades”.

O Enade consta de provas realizadas com os ingressantes, desde que tenham cumprido 20% do currículo, e com os concluintes, com mais de 80% do curso realizado, com base nos conhecimentos gerais e nos conhecimentos específicos demonstrados em sua área. “O Enade divide as notas das duas variáveis e chega a uma média”, diz a diretora de Ensino de Graduação da UFSC, Suzani Cassiani de Souza. “Esse exame é importante porque sinaliza para o mercado de trabalho o nível de qualidade dos profissionais que saem da universidade”, afirma ela.

Já pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o curso de Design da UFSC recebeu nota máxima, enquanto os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Psicologia levaram nota 4, próximo do teto. Neste caso, é feita uma avaliação do efeito do curso sobre o aluno, ou seja, o que ele efetivamente aprendeu ao longo das fases em que freqüentou a universidade. Se a nota for baixa, é porque o estudante não agregou conhecimentos específicos substanciais durante o curso.

A diretora Suzani de Souza explica que o MEC faz os exames, mas não publica um ranking sobre o desempenho das instituições de ensino superior no País – esse é um trabalho tradicionalmente realizado pela imprensa. O exame da Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), que mede o desempenho em diversas áreas para dimensionar com maior precisão a qualidade do ensino por curso, região, regime jurídico das instituições e outras variáveis.

No ano de 2005 (desempenho publicado em 2006), entre os 24 cursos avaliados, a UFSC obteve conceito máximo em cinco – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Materiais. No próximo ano, serão avaliados os cursos na área da Saúde, como já aconteceu em 2004.

Para ver os resultados, acesse http://enade2006.inep.gov.br/resultados?c=CUniversidade&m=ver