Teatro de animação: programação prossegue sábado e domingo

Cia La Santa Rodilla (Peru)
Além dos espetáculos, continuam no Centro de Cultura e Eventos da UFSC a mostra de fotos baseada no livro “Vida de Boneco” (Ed. ImagemSul; 212 págs.) e a exposição de bonecos, cuja temática diz respeito aos personagens do descobrimento do Brasil. E antes de cada espetáculo agendado para o Centro, haverá a Mostra de Teatro de Miniaturas, Lambe-Lambe, com cinco minipeças de três grupos.
A “Cia La Santa Rodilla” discorre sobre dramas, sonhos e frustrações em seu espetáculo “Manologias”, combinando o pequeno número de objetos no palco com o criativo manejo das mãos, criando personagens a partir do próprio corpo. Já o argentino Sergio Mercurio mostra em “El Titiritero de Banfield” o cotidiano do bairro de sua infância, retratando esse mundo através de seus personagens típicos.
O cotidiano também perfaz o objeto de atenção do grupo gaúcho “Cia Gente Falante”, que, em seu espetáculo “4 Contos para Teatro de Bonecos”, recria com bom humor quatro histórias populares latino-americanas, focando as nossas imperfeições e reações risíveis. Os paulistas do “Teatro Morpheus”, sob a direção de Luiz Andrade, apresentam “O Princípio do Espanto”, peça que explora a fundo a relação entre homem e boneco.
Três grupos catarinenses também se apresentam no sábado. De Criciúma, o “Cirquinho do Revirado” traz a peça “O Sonho de Natanael”, utilizando-se de cantigas populares. O espetáculo “Brincando de Bonecos”, da “Cia. Experimentus” (Itajaí), é apresentado na Casa de Repouso Associação Irmão Joaquim, com direção de Marcelo F. de Souza. De Florianópolis, o “Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC” apresenta “Sonhos”, peça apoiada na miscelânea de várias técnicas e que convida o público fazer exatamente isto: sonhar.
A “Conversa com os Grupos” deste sábado será com o argentino Sergio Mercurio e com o grupo Pickled Image, do Reino Unido. A conversa é uma oportunidade de se conhecer o trabalho dos grupos e de compartilhar experiências. Acontece das 17h às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, aberta aos interessados.
Em Jaraguá do Sul, neste sábado, às 10h, acontece a apresentação do espetáculo “O romance do vaqueiro Benedito” com o grupo Mamulengo Presepada, de Brasília (DF). O local da apresentação será a Praça Ângelo Piazera – em frente ao Museu Histórico de Jaraguá do Sul – Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 247 – no centro da cidade.
Domingo
Grupo de teatro inglês encerra último dia do FITA com “Houdini’s Suitcase”
No Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura) de Florianópolis, em duas sessões, às 16h e às 20h.

Houdini`s Suitcase - Pickled Image
Dois grupos de Florianópolis também se apresentam no domingo. A “Turma do Papum“ encena a peça “João e o Pé de Feijão”, às 10h e às 16h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O “Teatro Jabuti” mostra como é possível superar os preconceitos e estigmas da sociedade com bom humor e coragem, a partir da historia de superação da personagem Eleontina, que dá nome ao espetáculo do grupo. Vindo de Jaraguá do Sul, o grupo “Gats” apresenta “O Patinho Feio”, ocasião em que a antiga história de Andersen ganha novos ares, fundindo realidade com ficção. Os atores lançam mão de uma aprimorada técnica para dar vida aos mais diversos bichos que compões a narrativa.
A “Conversa com os Grupos” deste domingo será com a Cia. Santa Rodilla, do Peru, e com a Cia. Gente Falante, de Porto Alegre. A conversa é uma oportunidade de se conhecer o trabalho dos grupos e de compartilhar experiências. Acontece das 17h às 19h no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e é aberta aos interessados.
Quem ainda não teve a oportunidade de prestigiar as exposições programadas pelo FITA no Centro e Cultura e Eventos da UFSC, poderá fazê-lo neste último dia do evento. Das 9h às 17h a exposição de fotos do livro “Vida de Boneco” em conjunto com a exposição de bonecos dos grupos catarinenses continuam abertas ao público. E antes de cada espetáculo agendado para o Centro, haverá a Mostra de Teatro de Miniaturas, Lambe-Lambes, com cinco mini-peças de três grupos.
Veja fotos e outras sinopses no link Grupos e Espetáculos do site www.fita.ufsc.br
Realização
Iniciativa e Coordenação Geral: Sassá Moretti
Coordenação Executiva: Zélia Sabino
Co-Produção Executiva: Estúdio Sérigo Tastaldi
Universidade Federal de Santa Catarina
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Departamento Artístico Cultural – DAC
Apoio Cultural
MARISOL S.A.
BRASIL TELECOM
FUNCULTURAL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina
Apoio Institucional
Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina
Fundação Franklin Cascaes
Fundação Catarinense de Cultura
Contatos
Sassá Moretti, sassamoretti@hotmail.com, Tel: (48) 3236-1223 ou 9967-5424
Zélia, zelia@dac.ufsc.br, Tel: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou 8407-7593
Lene, lene@turmapapum.com.br, Tel: (48) 3335-0005 ou 9916-4868
Festival: fita@dac.ufsc.br ou fitafloripa@hotmail.com
DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC
Praça Santos Dumont – Igrejinha e Teatro da UFSC
88040-900 – Trindade – Florianópolis – SC
www.dac.ufsc.br
Fonte: [CW e MMatos] – DAC-PRCE-UFSC – Assessoria de Imprensa do FITA